Esporte na TV
None

RACISMO

Após ser demitido por fala racista contra Marinho, comentarista diz que tinha grupo de WhatsApp chamado 'Senzala'

Em nota, Fabio Benedetti disse ter pedido desculpas ao jogador, além de manter contato com o atleta e integrantes de movimentos antirracistas

postado em 04/08/2020 14:04 / atualizado em 04/08/2020 14:08

(Foto: Reprodução)


O comentarista Fabio Benedetti, demitido da rádio ‘Energia 97FM’ por proferir fala racista contra o atacante Marinho, disse ter um grupo de WhatsApp chamado ‘Senzala’ - mesma palavra que utilizou para ofender o atleta. 

Em nota enviada ao Uol, Fabio disse ter pedido desculpas ao jogador do Santos e ter mantido contato com integrantes de movimentos antirracistas. Na transmissão da derrota da equipe santista para a Ponte Preta, por 3 a 1, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na semana passada, o ‘chef’ detonou Marinho, que acabou expulso, ao dizer que ele “é burro e está na senzala”. Após a repercussão negativa, o comentarista deu sua versão da história.

“Eu participava de um grupo de WhatsApp com muitas pessoas (envolvidas no esporte ou não) e com algumas regras. Quem não as cumpria, como forma de reflexão, era mandado para um grupo paralelo que tinha o nome de ‘Senzala’. Fiz questão de esclarecer isso, imediatamente, ao próprio Marinho, que prontamente aceitou minhas desculpas”, revelou Fabio Benedetti, demitido da rádio ‘Energia 97FM’.

Após a partida contra a Ponte Preta e a repercussão do comentário, Marinho gravou um vídeo nas redes sociais chorando e indignado com a fala racista de Fabio

“Por isso brigo pela causa. É horrível passar na pele. Não podemos deixar passar, sei o valor que eu tenho. Fico pensando, tá ligado? Antigamente não tinha voz ativa, passava desapercebido. Muita gente que não tem voz ativa baixa a cabeça a anda. Eu brigo pela causa porque tenho voz. E isso só mostra que quem não tem voz passa por coisa pior. A gente tem aceitado muito ainda. Justiça não pune os preconceituosos, vermes. Mas Deus perdoa, cara. Fica em paz”, queixou Marinho.


Leia a nota do chef Fabio Benedetti

Quero expor que minha resposta no dia do jogo foi em cima de uma pergunta sobre um grupo de WhatsApp. 

Eu participava de um grupo de WhatsApp com muitas pessoas (envolvidas no esporte ou não) e com algumas regras. Quem não as cumpria, como forma de reflexão, era mandado para um grupo paralelo que tinha o nome de "Senzala". 

Fiz questão de esclarecer isso, imediatamente, ao próprio Marinho, que prontamente aceitou as minhas desculpas. Ele foi e está sendo muito bacana comigo nos contatos mantidos. 

De todo modo, ainda que não tenha havido a intenção de ofender deliberadamente ninguém (especialmente o Marinho), não se justifica, ainda que por um fato de Racismo Cultural e Estrutural como a utilização de uma palavra indevida que não pode ser aceito nos dias de hoje. 

Cometi um ato falho, que não representa meus valores, me penitencio por isso e estou aprendendo com isso. 

O nome do grupo sequer deveria existir! 

Mas é importante frisar que não foi um ato de racismo pontual e deliberado, mas de algo enraizado, cultural. Não percebemos , como sociedade, o peso de uma palavra representativa de uma história sofrida de um povo. 

Assumo o meu erro e junto com amigos e pessoas do Movimento Antirracista, com quem tenho mantido contato, estou aprendendo muito. Peço desculpas a todos. 

Reitero aqui o meu compromisso de promover debates em minhas redes sociais e prometo me empenhar para aprender e lutar contra o racismo e toda forma de preconceito. 

Sobre o meu afastamento da rádio, embora a direção saiba de todo o contexto em que tudo ocorreu, desde o início, respeito a decisão tomada pela empresa, pois está sendo cobrada pelo julgamento do tribunal da internet.

Tags: racismo futnacional santossp Marinho Fabio Benedetti