Futebol Feminino
None

CAMPEONATO MINEIRO FEMININO

Palco de gigantes: torcida pressiona FMF por final do Mineiro Feminino no Mineirão

A princípio, FMF reservou Sesc Venda Nova para jogo decisivo

postado em 18/11/2019 20:27 / atualizado em 18/11/2019 20:37

(Foto: Reprodução/redes sociais)
Torcedores lançaram uma campanha nesta segunda-feira nas redes sociais para que a final do Campeonato Mineiro Feminino seja disputada no Mineirão. A ação lembra o sucesso da decisão do Campeonato Paulista, entre Corinthians e São Paulo, na Arena Corinthians, com recorde nacional de público: 28.609 presentes.

Veja postagens no fim do artigo

São Paulo fez, Minas também pode! Queremos #palcodegigantes”, diz o slogan da campanha, que viralizou e recebeu apoio de jornalistas e torcedores dos quatro semifinalistas: Cruzeiro, Atlético, América e Ipatinga.

Quando do lançamento do Estadual Feminino, a FMF prometeu a decisão em um grande palco do futebol de Minas no dia 7 de dezembro. A expectativa de todos era para a confirmação da finalíssima no Mineirão ou, na pior das hipóteses, no Independência. No entanto, como informou o Superesportes, a entidade reservou o jogo decisivo para o estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O duelo provavelmente ocorrerá na sexta-feira (6/12), às 18h.

De acordo com a assessoria da FMF, a decisão sobre o Sesc Venda Nova foi tomada em função de questões financeiras. Data e horário ainda serão confirmados. A justificativa é uma convocação da Seleção Brasileira, que exigiria apresentação das jogadoras no sábado, dia 7. A entidade prevê uma confirmação dos detalhes apenas em 25 de novembro, após o fim da fase semifinal.

A escolha do local decepcionou jogadoras e direções de futebol feminino de alguns dos semifinalistas. Já havia uma série de insatisfações de dirigentes em relação à organização do torneio, avaliada por muitos como amadora. Os questionamentos vão das escolhas de locais sem estrutura para receber jogos - campos sem arquibancada, por exemplo - até a cobrança, considerada abusiva, de taxas pela FMF.

Nos primeiros duelos das semifinais, o Cruzeiro derrotou o Ipatinga por 2 a 0, no Estádio Ipatingão, em Ipatinga, enquanto Atlético e América empataram por 1 a 1 na Cidade do Galo, centro de treinamentos do clube alvinegro, em Vespasiano.

O primeiro finalista sairá do segundo duelo entre América e Atlético, marcado para quinta-feira (21), às 16h, no Sesc Venda Nova. Passará à final quem vencer no tempo normal ou nos pênaltis.

A partida decisiva entre Cruzeiro e Ipatinga será no próximo sábado (23), às 15h30, na Toca da Raposa I. A equipe celeste pode empatar ou até perder por um gol de diferença. Em caso de vitória por dois gols de vantagem da equipe do Vale do Aço, a definição da vaga para a final será em disputa de pênaltis.