Chape
None

FUTEBOL DE LUTO

"Ne­to me pe­diu ora­çõ­es pa­ra ven­cer a Copa Sul-Ame­ri­ca­na", conta estudante mineira

Família de Sabará ficou amiga do defensor, um dos sobreviventes do desastre aéreo

postado em 30/11/2016 06:00 / atualizado em 30/11/2016 11:14

Arquivo pessoal

Um guerreiro. É as­sim que a es­tu­dan­te Es­ter Cris­ti­na dos San­tos, de 17 anos, de­fi­ne o za­guei­ro Hé­lio Her­mi­to Zam­pi­er Ne­to, um dos so­bre­vi­ven­tes da tra­gé­dia com o voo da Chapecoense. Ela e a fa­mí­lia co­nhe­ce­ram o jo­ga­dor há mais de um ano, quan­do pas­sa­vam fé­ri­as no Rio de Janeiro. “A de­le­ga­ção da Cha­pe fi­cou hos­pe­da­da no mes­mo ho­tel que a gente. Co­mo gos­ta­mos mui­to de fu­te­bol, nos apro­xi­ma­mos deles. Com o Ne­to sur­giu um afe­to já de ca­ra”, re­lem­brou a jor­na­lis­ta Ma­ra Cris­ti­na da Con­cei­ção, mãe de Es­ter e mo­ra­dora de Sa­ba­rá, na Gran­de BH.

De lá pra cá, a ami­za­de ga­nhou for­ça e eles pas­sa­ram a se co­mu­ni­car cons­tan­te­men­te pe­las re­des so­ci­ais nos per­fis par­ti­cu­la­res do jo­ga­dor e da es­po­sa de­le, Simone. “Ne­to me cha­ma de tia e sem­pre dei mui­tos con­se­lhos pa­ra ele, co­mo es­tu­dar, já que car­rei­ra de jo­ga­dor ter­mi­na ce­do”, re­la­ta Mara.

A fé sem­pre es­te­ve pre­sen­te na re­la­ção en­tre as du­as famílias. “So­mos evan­gé­li­cos co­mo eles. In­clu­si­ve, Ne­to me pe­diu ora­çõ­es pa­ra que a Cha­pe­co­en­se pu­des­se ven­cer a Sul-Ame­ri­ca­na”, dis­se Mara. Nas con­ver­sas com o za­guei­ro, Ma­ra abre um sor­ri­so num dia tris­te co­mo on­tem ao re­lem­brar o pa­po que te­ve com o jo­ga­dor quan­do o ti­me de­sem­bar­cou em Be­lo Ho­ri­zon­te pa­ra en­fren­tar o Ga­lo pe­lo pri­mei­ro tur­no do Brasileirão. “Ele (Ne­to) nem veio pa­ra o jo­go, mas fi­cou zo­an­do a gen­te pa­ra tor­cer pa­ra a Cha­pe, pois sa­be que so­mos atle­ti­ca­nos”.

LU­TA­DOR Ma­ra e Es­ter não con­se­gui­ram fa­lar com a fa­mí­lia de Ne­to ontem. O pai Ela­no mo­ra no Rio, e a es­po­sa Si­mo­ne e os fi­lhos gê­me­os do ca­sal, He­len e He­la­no, em San­ta Catarina. Não insistiram. Só in­ten­si­fi­ca­ram as ora­çõ­es pa­ra que o za­guei­ro re­sis­ta e vol­te ao Bra­sil com vida. “Ne­to é um guerreiro. Uma vez ele me dis­se que pa­ra che­gar aon­de che­gou te­ve que en­fren­tar mui­tas coisas. Sa­be­mos que a lu­ta de­le ago­ra é pe­la so­bre­vi­vên­cia”, dis­se Ester. O es­ta­do de saú­de do za­guei­ro era con­si­de­ra­do gra­ve até o fe­cha­men­to des­ta edição.