Basquete
None

NBB

Ricos, Flamengo e Franca iniciam final do NBB no Maracanãzinho

Equipes abrem finais do NBB neste domingo, às 10h45, no Rio de Janeiro

postado em 19/05/2019 09:37 / atualizado em 19/05/2019 09:38

<i>(Foto: Newton Nogueira/Franca)</i>
O investimento se traduziu em resultado. Dono dos maiores orçamentos e das melhores campanhas na temporada regular do Novo Basquete Brasil, Franca e Flamengo iniciam neste domingo, às 10h45, no Maracanãzinho, no Rio, a série melhor de cinco que vai apontar o campeão da temporada 2018/2019.

As duas equipes investiram R$ 9 milhões nesta temporada. Com ajuda do Sesi, principal parceiro, e o patrocínio do Magazine Luiza, Franca reformulou o elenco. Elinho e Lucas Dias, campeões pelo Paulistano, David Jackson (Vasco), Hettsheimeir (Bauru), Jimmy (Mogi) e André Goes (Vitória) chegaram para unir forças com Alexey, Cipolini e Didi.

A reformulação também foi profunda no Flamengo, que tem a Thinkseg como principal investidora. A começar pela saída do técnico José Neto, substituído por Gustavo De Conti, campeão pelo Paulistano. O treinador chegou com salário de R$ 100 mil mensais e carta branca para montar o elenco.

Desembarcaram Jhonatan, Deryk e Nesbitt, que estavam com Gustavinho na equipe paulista, além de Balbi, Davi, Rafael Mineiro e Crescenzi. O clube ainda renovou com Varejão, Marquinhos e Olivinha.

"A relação investimento e resultado nem sempre dá certo. Mas, desta vez, os elencos com maior investimento, com mais qualidade, foram mais regulares ao longo da temporada e conseguiram chegar na decisão. Será uma final ainda mais atraente porque todos esperavam este encontro", disse Gustavinho.

Helinho, técnico de Franca, concorda com o adversário. "São times que possuem uma força muito grande em quadra. O Flamengo vem de um investimento há algum tempo. E Franca, enxergo que foi construindo essa força ao longo dos últimos anos, com contratações certas, revelando atletas, no seu jeito de jogar. As equipes chegam nesta final por merecimento."

Na temporada regular, Franca terminou em primeiro, com 23 vitórias e três derrotas. O Flamengo ficou logo atrás, com 22 triunfos em 26 duelos. Nos playoffs, o time francano passou por Bauru e Mogi sem perder e voltou à decisão depois de oito anos. Já o rubro-negro derrotou Corinthians por 3 a 0 e Botafogo por 3 a 1. A última vez que os melhores da temporada regular decidiram o título do NBB foi na disputa na temporada 2015/2016, quando o Flamengo bateu Bauru.

"Foram os times que jogaram melhor o campeonato e mereceram estar na final. Acredito que será uma grande série, entre rivais de peso no basquete e que possuem torcidas fanáticas e apaixonadas", comentou Hettsheimeir. "Vai ser uma série bem dura, o Flamengo tem jogadores experientes. Temos de tentar fazer valer o mando de quadra", acrescentou o jogador Elinho.

Para Varejão, o fato de Franca e Flamengo disputarem o título é significativo. "Esta decisão comprova que quanto mais se investe, mais você tem resultados. Não tem segredo", disse.

Campeão com o Paulistano, que surpreendeu os favoritos na última temporada, Jhonatan vai na mesma linha. "Já estive dos dois lados, em equipes com pouco investimento e outras com muito. Isso é uma situação importante para o esporte."

Tags: nbb basquete