2

Warriors vence Celtics fora de casa e se sagra campeão da NBA

Golden State Warriors fechou as finais contra o Boston Celtics em 4 a 2, com vitória no jogo 6 por 103 a 90

17/06/2022 00:29 / atualizado em 17/06/2022 14:27
compartilhe
Armador Stephen Curry, do Warriors, durante o jogo 6 das finais da NBA contra o Warriors
foto: AFP

Armador Stephen Curry, do Warriors, durante o jogo 6 das finais da NBA contra o Warriors

O Golden State Warriors é campeão da NBA. A equipe venceu com autoridade o Boston Celtics por 103 a 90 no TD Garden, em Boston, Massachusetts, e fechou as finais da temporada 2021/2022 com triunfo por 4 a 2.

O Warriors chegou embalado à sexta partida das finais, após vitórias no quarto - também fora de casa - e no quinto jogo - em casa - da série. Apesar disso, foi o Celtics quem começou bem esta noite.
 
Contudo, o início do primeiro período foi apenas um "fogo de palha". O ímpeto do Celtics logo teve fim após acertos do Warriors, comandado pelo técnico Steve Kerr.

Campeão: fotos do jogo que deu ao Warriors o título da NBA

Os visitantes reagiram entre o primeiro e segundo quarto, com direito a uma corrida de 21 a 0 - a maior em 50 anos da NBA em finais. A partir de então, o Celtics tentou correr atrás do prejuízo constante de dois dígitos de liderança do Warriors.

O Warriors, que chegou a liderar por 22 pontos, segurou uma breve reação final do Celtics e concretizou o triunfo que garantiu o sétimo título à franquia. O armador Stephen Curry, destaque do jogo desta noite com 34 pontos, foi eleito o melhor jogador das finais.
 
 

Warriors é top 3


Com a conquista, o Warriors chegou ao sétimoi título na história e agora é, de forma isolada, a terceira franquia mais vitoriosa da NBA em toda história. Lakers e Celtics têm 17 cada, enquanto a equipe de Curry vem em seguida e o Chicago Bulls aparece em seguida, com cinco. O San Antonio Spurs fecha o top 5, com cinco anéis.

O primeiro título do Warriors foi conquistado em 1947, ainda na antiga BAA - que se fundiu à NBL em 1949, dando oficialmente início à NBA. O então Philadelphia Warriors, que à época atuava na cidade da Pensilvânia, voltou a vencer a NBA somente em 1956.

Em 1975, já como Golden State Warriors e situado na cidade de Oakland, Califórnia, o Warriors conquistou o terceiro título na história da franquia. Já as outras três conquistas foram recentes: em 2015, 2017 e 2018, também na cidade californiana.
 
Curry, o ala-armador Klay Thompson, o ala Andre Iguodala, o ala-pivô Draymond Green e Kerr são os remanescentes dessas últimas conquistas. Desde 2019, o Warriors está instalado em San Francisco, também na Califórnia.
 
 
 

Finais da NBA, no horário de Brasília - transmissão em TV aberta (Band) e TV por assinatura (ESPN)








*Jogo 7 - 19/06/2022 (domingo), 21h - Golden State Warriors x Boston Celtics

* Não foi necessário


Compartilhe