2

Dedê explica por que não voltou ao Atlético após deixar o Borussia Dortmund

Revelado pelo Galo, ex-lateral-esquerdo teve seu nome ventilado no clube mineiro em 2011, mas decidiu encerrar a carreira na Turquia

28/09/2022 06:00 / atualizado em 28/09/2022 11:25
compartilhe
No Por Onde Anda?, Dedê explicou motivo de não ter voltado ao Galo
foto: Reprodução/Superesportes

No Por Onde Anda?, Dedê explicou motivo de não ter voltado ao Galo


'Cria da base', Dedê teve uma passagem meteórica pelo Atlético entre 1996 e 1998 antes de ser vendido ao Borussia Dortmund. No entanto, ao contrário de diversos atletas, ele não retornou ao clube de origem e nem mesmo ao Brasil após a saída do clube alemão. 


 
Em participação no Por Onde Anda?, do Superesportes, o ex-lateral-esquerdo explicou os motivos para que isso não ocorresse. Dedê deixou o Borussia em 2011 e teve propostas dos cariocas Botafogo e Flamengo, mas nada concreto do Atlético, apenas uma sondagem. 
 
"Eu tinha falado que na Alemanha não jogava mais por outro clube, já estava definido. O Atlético estava bem de lateral (as opções eram Leandro, Eron e Triguinho). Começou a ter uma conversa, mas nada que foi para frente. Tive proposta do Botafogo e do Flamengo. Não foi uma sondagem, foram conversas diretas comigo, porque eu não tinha empresário", contou.
 
Mesmo com oportunidades de retornar ao futebol brasileiro, Dedê decidiu aceitar a proposta do Eskisehirspor, da Turquia, que era comandado pelo seu primeiro técnico no Borussia. 
 
"Eu acabei indo para a Turquia. Eu falei, 'não sei se estou preparado para a cobrança do Brasil'. O treinador me ligou, o (Michael) Skibbe, que tinha me levado para o Borussia 13 anos atrás. 'Dedê, estamos precisando de um cara experiente, um líder. Falei do seu nome para o presidente'", explicou.
 
"Eu fui lá jogar na Turquia por seis meses, que eu iria parar de jogar com 36 anos. Acabou que com um mês de Turquia fiz um contrato de 3 anos, renovei. Conseguimos levar o time para a Liga dos Campeões. Voltei como auxiliar técnico também, que não é a minha. Não sou empresário, nem auxiliar, nem treinador, sou um cara muito sossegado. Foi isso, não chegou a evoluir com o Atlético", completou Dedê, que se aposentou no clube turco. 

Fotos de Dedê, ex-lateral do Atlético e do Borussia Dortmund

 

Outras oportunidades para voltar ao Atlético?

 
Ao longo dos anos na Alemanha, Dedê se tornou um dos principais jogadores do Borussia Dortmund, o que dificultou ainda mais sua volta ao Atlético. Apesar disso, o clube mineiro o procurou em algumas ocasiões.
 
"Teve (algo mais concreto). Agora é difícil (lembrar o ano). Eu estava muito bem no Borussia, eles não me liberavam. Tinha muito jogador que pegava os 15% e voltava, ou iria por empréstimo. Mas eu estava muito bem lá", lembrou Dedê. 
 
O ex-jogador conta que, em um desses anos, estava decidido a pedir ao menos para ser emprestado ao Galo, mas acabou deixando a ideia de lado. 
 
"Cheguei a conversar com um diretor e falar que iria quando acabasse a temporada. Estava de férias no Brasil, quando chegasse lá iria falar que tinha um problema, para me emprestarem durante seis meses, um ano. Mas quando cheguei não tive coragem de falar. Agradeci ao diretor (do Atlético). Nunca teve essa concretização", afirmou.
 
Dedê realizou 92 jogos e marcou três gols pelo Atlético entre 1996 e 1998. Neste período, ainda participou das conquistas da Copa Conmebol e da Copa Centenário de Belo Horizonte, ambas em 1997, e ainda foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro daquele ano. 
 

Por Onde Anda? 

 
O Por Onde Anda? é um quadro quinzenal publicado no Superesportes e no YouTube do Portal UAI. Nele, são entrevistados ex-jogadores e ex-técnicos de América, Atlético e Cruzeiro que estão aposentados ou em mercados alternativos do mundo da bola. 
 
Na entrevista desta semana, Dedê ainda contou histórias com outros ídolos ídolos do Galo, explicou por que não voltou a defender o alvinegro, além de bastidores pelo Dortmund e a idolatria na Alemanha. Veja, no vídeo abaixo, a conversa na íntegra:
 

Compartilhe