Esporte na TV
None

ESPORTE NA TV

Comentaristas do SporTV dizem que Cruzeiro ainda não tem ideia de jogo e frisam: 'Mais importante é não cair para a Série C'

Jornalistas destacam desafio de Felipão para recuperar equipe e começar campanha quase que do zero na Série B do Brasileirão

postado em 22/10/2020 11:40 / atualizado em 22/10/2020 11:50

(Foto: Reprodução/SporTV)


A segunda passagem de Felipão pelo Cruzeiro começou com vitória. Apesar do triunfo por 1 a 0 sobre o Operário-PR, fora de casa, pela Série B do Campeonato Brasileiro, comentaristas do SporTV veem o time com grandes problemas coletivos e frisam: luta cruzeirense no campeonato ainda é para escapar do rebaixamento à terceira divisão nacional.

Durante o programa 'Redação SporTV' da última quarta-feira, os jornalistas Sidney Garambone e Milton Leite analisaram a situação do time celeste após a estreia com Luiz Felipe Scolari. Para ambos, o desafio do treinador é grande e o time precisa de muitos ajustes até estar apto a arrancar na tabela.



Para Garambone, o que falta é uma ideia de jogo. Desde o começo da competição, o Cruzeiro contou com três treinadores diferentes nas 17 rodadas já disputadas, mas a equipe não encontrou consistência nas atuações ou bons resultados para manter um padrão.

"O que eu acho o desafio do Felipão é o seguinte: o Cruzeiro, hoje, está sem ideia de jogo. O time tem que, praticamente, começar do zero no meio do campeonato. Você vê um jogo do Cruzeiro e tem o Marcelo Moreno na frente; o Jadson, que tem experiência, mas entra de vez em quando; o Marquinhos Gabriel... mas você não vê uma ideia de jogo, não vê um time bem postado pensando jogo", destacou o comentatista.



O baixo padrão coletivo também chama a atenção de Milton Leite, que destaca a falta de tempo de Felipão, desde o momento que assumiu o time até a estreia contra o Operário.

"O Felipão falou o óbvio na entrevista. Porque, se ele deu um treino, ele não poderia imaginar que o time fosse revolucionar o futebol na partida seguinte. Na fase que o Cruzeiro está, é mais importante ganhar do que jogar bem", frisou Milton.

Foco em não cair para a Série C


Milton Leite deu continuidade na fala. Para ele, no momento, a luta do Cruzeiro é para não ser rebaixado para a Série C. Atualmente, o clube celeste está no Z4, em 18º lugar, com 16 pontos, dois a menos que o Figueirense, primeiro time fora da zona de descenso. O Guarani, 17º (16 pontos), e Náutico, 15º (18 pontos), têm um jogo a menos e podem se distanciar ainda mais do time mineiro.

"Óbvio que, para o Cruzeiro, neste momento, o mais importante é não cair para a Série C. É se livrar do rebaixamento, tentar subir para o meio da tabela e jogar o segundo turno para ver o que vai acontecer", explicou Milton Leite, ao dizer que o foco em chegar às primeiras posições precisa ficar em segundo plano.

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


Confronto direto com o Náutico


No domingo, às 16h, o Cruzeiro visita o Náutico, pela 18ª rodada da Série B. O duelo é um confronto direto na tabela, visto que o clube pernambucano tem apenas dois pontos a mais que o celeste, embora tenha disputado uma partida a menos.

Em caso de vitória, o duelo pode significar uma reação cruzeirense com Felipão no comando, mas, em caso de revés, o jogo pode levar a um distanciamento ainda maior dos principais adversários de momento do time celeste. Milton Leite vê a partida como divisor de chaves nas ambições da equipe estrelada na competição.

"Este jogo do final de semana, contra o Náutico (em Recife), que está dois pontos acima do Cruzeiro, se ele não ganha lá, primeiro que não sai da zona do rebaixamento, e segundo que ele vê o Náutico subir um pouco em relação a ele", detalhou. 

Distância para o G4


Com 16 pontos na tabela, o Cruzeiro ainda está bem distante da zona de acesso à Série A da próxima temporada, e o desafio de alcançar os quatro primeiros times na tabela em pouco mais de um turno fica complicado. No momento, a distância para a Ponte Preta, atual 4ª colocada, é de 11 pontos.

"Se você olha a tabela hoje, o Cruzeiro está a 11 pontos em relação à Ponte Preta, com 27 lá em cima, que é o primeiro time dentro do G4. É muito ponto para você chegar em 21 rodadas que faltam para acabar o campeonato, já que estamos terminando o primeiro turno", diz Milton Leite.

O jornalista conclui dizendo que, em caso de acesso à primeira divisão já nesta temporada, o feito do Cruzeiro pode ser um dos maiores da história dos pontos corridos.

"Mas, se o Cruzeiro conseguir essa virada, de 11 pontos de diferença (para o G4), vai ser uma das maiores viradas da história do futebol na era dos pontos corridos. É uma coragem absurda o desafio do Felipão, mas vejo, dentro do ponto de vista do mercado nacional, ele é o único treinador com currículo e respeitabilidade para conseguir este feito", encerrou.

Tags: serieb cruzeiroec interiormg