2

Dudu conta que Cuca o rejeitou no Cruzeiro: 'Pode voltar para base'

Jogador do Palmeiras afirma que Cuca pediu para que retornasse às categorias de base da Raposa, em 2010; o atacante, no entanto, continuou no profissional

14/06/2022 19:00 / atualizado em 14/06/2022 19:25
compartilhe
Técnico Cuca (esq) coordenando o atacante Dudu (dir) durante treinamento na Toca da Raposa II, em 2011
foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

Técnico Cuca (esq) coordenando o atacante Dudu (dir) durante treinamento na Toca da Raposa II, em 2011



Atualmente no Palmeiras, o atacante Dudu contou história de que o técnico Cuca o mandou de volta para as categorias de base na época do Cruzeiro, em 2010. Em entrevista publicada nesta terça-feira (14) para o 'Flow Sport Club', o jogador, que tinha 18 anos na época, afirmou ter negado o pedido do técnico e permanecido no time profissional. 

"Chegou uma época que o Cuca falou: 'Não vou querer esse menino não, pode voltar lá para a base'. Eu falei: 'Não, não vou voltar para a base. Estou aqui há um ano, vou voltar para a base?'. Não voltei. Fiquei lá treinando. Aí, o Ney Franco me convidou para ir para o Coritiba disputar a Série B. Acho que foi a melhor escolha da minha carreira. Eu pude disputar a Série B lá, com um time bom, que brigou para subir, que foi campeão", contou o jogador.

Emprestado ao Coritiba, sob o comando do técnico Ney Franco, Dudu fez 21 jogos e deu quatro assistências. Além de conquistar o acesso para a primeira divisão, o Coxa venceu a Série B do Campeonato Brasileiro com 71 pontos, quatro a mais que o Figueirense, 2º colocado.
 
 

Atacante Dudu durante passagens pelo Cruzeiro


De volta


Logo após o título, Ney Franco assumiu a Seleção Brasileira sub-20 e convocou Dudu para a Copa do Mundo da categoria. Titular e peça importante no time, o jovem atacante se destacou no torneio, com quatro gols. O Brasil conquistou o título da competição em cima de Portugal, com três de Oscar na final.

Em 2011, após temporada de destaque, o técnico Cuca pediu o retorno de Dudu ao Cruzeiro. No entanto, o jogador fez apenas 18 jogos, dois gols e quatro assistências com a camisa celeste naquele ano. Isso porque a Raposa o vendeu ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

"Eu cheguei a voltar para o Cruzeiro porque o Cuca pediu. Aí ele pediu para voltar. Mas, depois de um mês, dois meses, eu fui para o Dínamo. Me venderam. Mas eu cheguei lá no Dínamo, muito frio", disse o jogador.

Posteriormente, Dudu e Cuca trabalharam lado a lado no Palmeiras, em 2016. Juntos, conquistaram o Campeonato Brasileiro daquela temporada.
 

Memes do tombo de Luxemburgo após choque com Dudu

 

Transição ao profissional


Apesar da curta passagem pelo Cruzeiro, Dudu chegou a conquistar um título no clube, o Campeonato Mineiro de 2011. Muito devido sua transição rápida ao profissional, o atacante despertou o interesse de clubes europeus precocemente.

"Eu nem cheguei a jogar muito no júnior. Do juvenil, eu já fui para o profissional. Eu lembro que voltei para jogar uma Taça São Paulo, só, que era com os (nascidos em) 1990 e 1991. Aí eu já fui para o profissional. Com 17 (anos), o Adilson Batista me subiu e me deixou lá", contou.

Atualmente, Dudu defende as cores do Palmeiras e é um dos maiores ídolos da história do clube. Pelo Verdão, o atacante soma 362 jogos, 82 gols e 85 assistências. Além disso, conquistou títulos importantes, como os Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018; a Copa do Brasil de 2015; e as Libertadores de 2020 e 2021.

O último encontro entre Dudu e Cruzeiro foi marcante para ambos. O atacante marcou o gol que consagrou o rebaixamento da Raposa para a segunda divisão do Brasileiro, em 2019. A partida, disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, terminou em 2 a 0.
 
 

Compartilhe