2

Rizek dispara sobre caso na Vila: 'vamos punir só quando morrer gente'

Apresentador criticou ausência de punições mais severas em casos de violência no futebol

22/06/2023 15:48
compartilhe
André Rizek criticou a falta de punições severas em casos de violência no futebol
foto: Reprodução/Sportv

André Rizek criticou a falta de punições severas em casos de violência no futebol

 
A paralisação do jogo da noite de quarta-feira (21), entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro, causada pelo lançamento de bombas no gramado contra o elenco da casa, foi tema de debate no início do programa “Seleção”, do Sportv.

O apresentador André Rizek fez duras críticas aos torcedores envolvidos nesse tipo de situação, que têm acontecido com cada vez mais frequência. O jornalista lembrou que no estádio, em uma partida entre as mesmas equipes, aconteceu outro episódio de tentativa de violência contra os jogadores do Corinthians. O caso aconteceu em em julho 2022, após a elminação do Santos na Copa do Brasil.

— A gente se habituou a ver gente morrendo em dia de jogo. Aliás, nem precisa ser em dia de jogo. A ver gente morrendo por causa da guerra de torcidas. Virou algo banal, de rotina. O que a gente está vendo agora é que a qualquer momento vão matar um jogador, um dirigente ou um técnico. A fúria das torcidas vai matar a qualquer momento. Se nada for feito, a gente vai noticiar isso aqui - disse Rizek.

Além disso, o apresentador condenou a ausência de penalizações mais severas a quem realiza atos de violência como esse. Rizek citou o fato de o Santos ter sofrido uma sanção de apenas dois jogos sem torcida e precisou pagar uma multa de R$ 35 mil pelo caso da Copa do Brasil no ano passado. Segundo ele, “a punição foi uma verdadeira piada” e a definiu como “ínfima e ridícula”.

— A pena máxima para essas imagens que a gente viu ontem na Vila Belmiro é de R$ 100 mil de multa e perda de até dez mandos. Eu pergunto: o que precisa acontecer para ter uma pena máxima? Morrer alguém? Só assim vai ter uma punição de verdade? Ou a gente vai finalmente punir com rigor, que é o que os fatos de ontem merecem, e fazer com que as pessoas tenham receio de fazer o que fizeram ontem? - questionou Rizek.

— Uma hora alguém vai ter que sofrer uma punição à altura dos fatos. Se não, a gente vai aplicar uma punição só quando morrer gente - finalizou o apresentador.
 
 
 

STJD define punição contra o Santos

 
Após o cenário de guerra formado na Vila Belmiro no jogo de quarta, o Superior Tribunal de Jutiça Desportiva (STJD) decidiu a sanção contra o Santos. Ficou definido nesta quinta que o Peixe jogará de portões fechados por 30 dias em jogos do Campeonato Brasileiro, tanto o masculino como o feminino.
 
Nas partidas em que o Santos jogar como visitante, a torcida também não poderá estar presente. 

Compartilhe