2

Berrío, do América, detalha lesão no joelho: 'Só tem 15 casos registrados'

Atacante foi diagnosticado com problema fúngico na região da tíbia esquerda

26/11/2021 15:50 / atualizado em 26/11/2021 18:14
compartilhe
Berrío, em entrevista na TV Coelho, detalha lesão no joelho
foto: Reprodução / TV Coelho

Berrío, em entrevista na TV Coelho, detalha lesão no joelho


O atacante do América , Orlando Berrío , concedeu entrevista nesta sexta-feira (26) e detalhou a lesão que o tirou dos gramados nos últimos meses. O colombiano foi diagnosticado com um problema  fúngico na região da tíbia esquerda .
 
 
 
O atacante, que chegou a ficar internado devido à gravidade da lesão, já está em processo de recuperação. No entanto, não há data prevista para o retorno do atleta aos gramados.

"Não tem sido fácil, porque é uma lesão muito rara. Só tem 15 casos registrados. Então, é algo muito incomum. Foi muito difícil para mim não fazer o que eu gosto, que é jogar futebol. (...) o mais difícil passou, que era saber a raiz de tudo. O tempo que passou, de internação, de pensar a noite toda o que era, não dormir, pensando muitas coisas. Foi de um momento para outro que aconteceu. Então, o mais difícil foi isso", afirmou o jogador.

Após a divulgação do problema fúngico do atacante, a torcida americana se manifestou em apoio ao jogador. Sem poder atuar, Berrío busca contribuir fora de campo com o Coelho, ajudando seus companheiros psicologicamente.
 
 
 
"Aqui, como sempre falei, estou 100% para o América. Quando o América precisa de mim,  agora, não só no campo, mas na posição que ele precisa de mim, eu estarei 100% para o clube. Novamente agradecer os torcedores, que estão cientes do que aconteceu. Me mandaram palavras de melhoras. (...) com a benção de Deus, vamos conquistar coisas maiores, porque eu estou muito feliz e sei que vou ser muito feliz aqui", disse o atleta.

Berrío chegou ao América em julho com uma atrofia na perna esquerda. Após se recuperar, o atacante atuou por apenas 27 minutos com a camisa alviverde. 

O atleta esteve em campo em duas vitórias alviverdes, contra o Ceará, no dia 29 de agosto, e contra o Athlético-PR, dia 11 de setembro, ambos jogos pelo Brasileirão. O atacante entrou com a partida em andamento em ambos os confrontos.

O contrato de Berrío com o América termina no fim desta temporada, em dezembro. 

Antes de ser anunciado pelo Coelho, o atacante estava sem clube após passagem pelo Khor Fakkan, dos Emirados Árabes, onde não disputou nenhuma partida. O jogador também teve problemas com lesões durante a passagem pelo Oriente Médio.

Veja, na íntegra, o depoimento de Cimar Eustáquio, diretor médico do América, que acompanhou o tratamento de Berrío:

 
"O Berrío foi examinado por mim no exame admissional no América, tendo como um único passado dele, do ponto de vista médico, uma cirurgia no ligamento patelar traumático durante atividade esportiva de jogo. Mas, clinicamente, estava muito bem, apresentando uma atrofia na perna esquerda. Nós então fizemos um protocolo, do ponto de vista ortopédico, clinico e físico para seu desempenho de alta performance.
 
Ele manteve esse tratamento durante um tempo razoável, fez até algumas partidas pelo América, jogou algum tempo, e, sem uma causa aparente, apresentou um derrame articular a nível do joelho e uma dor proximal na perna.
 
Com isso, nós fizemos uma punção (retirada de fluídos e outros líquidos armazenados) no joelho dele e uma ressonância magnética da perna e do joelho, que constatou realmente uma lesão a nível do osso, da tíbia aproximadamente, e no exame dele de laboratório foi evidenciado a presença de possível fungo no local, que não é uma coisa habitual que se acontece.

Mediante esse quadro, nós procuramos a avaliação de infectologistas de alto níveis da equipe do Hospital Mater Dei. Eles fizeram a avaliação, e realmente foi solicitada a sua internação, com o quadro provável de fungo, que não é um quadro habitual.
 
O tratamento foi venoso, ele ficou internado para isso, mas clinicamente extretamente bem, emocionalmente bem. É um atleta de um altíssimo nível, intelectual, de performance, de caráter. A gente conversava muito, com média de avaliação diária de duas, três vezes, tanto da equipe de clínica médica, da infectologia do Mater Dei e do departamento médico do América.
 
Nesse período todo, ele foi submetido a uma artroscopia do joelho, onde nós tivemos essa coleta de mais materiais, junto de outras coletas osseas também, e que constatou realmente que se tratava de um fungo, de uma lesão fúngica. Essa lesão foi orientada pela equipe de infectologia do hospital que, achou por bem, que ele ficasse internado, porque o medicamente seria venoso, e em casa seria mais difícil. E assim procedemos.
 
Ele manteve-se totalmente estável durante todo o tempo no hospital, com assessoria, atendimento médico de altíssima performance também, discussões seriadas sobre o quadro. Tudo até finalmente chegar a conclusão definitiva que a lesão era lesão por fungo e que poderia fazer o tratamento domiciliar.

O Berrío está no América normalmente, no departamento médico, reabilitando, fazendo sua reabilitação geral, tanto do ponto de vista geral quanto do membro inferior, e com controles periódicos.
 
Ele foi examinado por mim hoje, com a parte da perna muito bem, com o joelho também, está em um processo de recuperação bem evolutivo, tomando a medicação oral, clinicamente bem, sem problema nenhum.
 
A não divulgação se deveu ao fato de que, na verdade, do ponto de vista ético, do entendimento do departamento médico, da direção do América e do próprio atleta mantivemos o tratamento, o que é ético e convencional, publicar apenas aquilo que foi orientado.
 
Mas nada em especial, está em tratamento, evoluindo extremamente bem, e o departamento médico do América, de acordo com a instituição e do atleta, está à disposição para qualquer outra informação que se achar necessário."

Compartilhe