2

Técnico do América diz ter cogitado 'entregar os pontos' contra o Guaraní

Coelho se classificou nos pênaltis após vencer por 3 a 2 a equipe paraguaia no tempo regulamentar pela Copa Libertadores

03/03/2022 19:29 / atualizado em 04/03/2022 13:49
compartilhe
O técnico do América Marquinhos Santos colocou durante a partida contra o Guaraní os atacantes Pedrinho, que fez o terceiro gol, e Everaldo, que deu duas assistências
foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

O técnico do América Marquinhos Santos colocou durante a partida contra o Guaraní os atacantes Pedrinho, que fez o terceiro gol, e Everaldo, que deu duas assistências


classificação do América nos pênaltis sobre o Guaraní, do Paraguai, nessa quarta-feira (2), pela segunda fase da Copa Libertadores, foi desacreditada por muitos devido a como se desenrolou o jogo. Até mesmo o técnico americano Marquinhos Santos admitiu ter pensando 'entregar os pontos' por ter ido para o intervalo com uma desvantagem de 3 a 0 no placar agregado.

Leia na coluna Tiro Livre: A fé que move Marquinhos Santos, o América e a vaga na Libertadores


"Com certeza esse sentimento (de eliminação) passou pela cabeça. Com 14 minutos, quando sofremos o segundo gol, o meu auxiliar encostou e falou: 'Inacreditável o que estamos passando. Vamos fechar a casinha para não tomar mais e não sair com um placar vexatório daqui'", contou o treinador em entrevista ao programa Seleção Sportv.

"Realmente, não vou mentir a você. Naquele momento de 2 a 0 contra, somado ao placar do primeiro jogo, 3 a 0, eu tive um momento de tentar entregar os pontos, mas Deus não deixou', completou.
 

 

Mudanças 


Marquinhos Santos foi providencial na reviravolta do América no jogo. Ainda no primeiro tempo, o técnico fez uma troca de atacantes que melhorou as ações do Coelho na partida: saiu Felipe Azevedo e entrou Pedrinho. Mesmo assim, a equipe alviverde tinha um longo caminho pela frente para reverter a situação do confronto.

"Naquele momento se fazia necessário dar uma injeção de ânimo, de motivação, e também uma cobrança, que foi determinante. Dei moral aos meus atletas. Fiz com que eles acreditassem que era possível, mas que não podíamos pensar no terceiro gol sem que antes fizéssemos o primeiro. Eu criei uma meta a eles que tínhamos que buscar o primeiro gol nos primeiros 15 minutos, para que tivéssemos mais 30, 35 minutos para buscar o resultado de virada", relatou o técnico sobre a situação do vestiário no intervalo do jogo.

Assim se deu. O América diminuiu o placar aos 14 minutos do segundo tempo e empatou o confronto aos 29 minutos, em dois gols do artilheiro Wellington Paulista. A partir de então, a equipe alviverde melhorou seu emocional e seu poder ofensivo, colocando cinco atacantes em campo.
 

 
No fim... 


Já nos acréscimos, aos 47 minutos da etapa final, Pedrinho virou a partida em 3 a 2 para o América, levando a decisão para os pênaltis - esta edição da Copa Libertadores não conta gol fora de casa.

"O Jailson (goleiro do América) falou: 'Vocês podem ir tranquilos porque eu vou garantir dois pelo menos'. No primeiro que ele defende, tem um efeito e ela entra. Naquele momento eu pensei: 'Acho que um já foi'. Mas quando ela entrou eu falei: 'Deus, me permita voltar essa contagem para ele'", contou Marquinhos.

Nas penalidades, o goleiro Jailson foi crucial para o Coelho, defendendo a cobrança de Roberto Fernández. Posteriormente, o atacante Everaldo converteu sua batida e deu a classificação para o América por 5 a 4.

Agora, a equipe alviverde enfrenta o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pela terceira fase da Copa Libertadores. O jogo de ida, no Independência, será na próxima terça-feira, 8 de março. A partida de volta, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, será no dia 15, também terça-feira.
 


Compartilhe