UAI

2

América enfrenta o Uberlândia em jogo de 'vida ou morte' no Mineiro

Para se manter vivo na disputa do Estadual, Coelho precisa vencer o confronto no Parque do Sabiá, neste sábado, às 19h

12/03/2022 06:00 / atualizado em 11/03/2022 17:32
compartilhe
Jogadores do América durante treino no CT Lanna Drumond
foto: João Zebral / América

Jogadores do América durante treino no CT Lanna Drumond


Apesar de ter na terça-feira (15) um dos confrontos mais importantes de toda sua história, contra o Barcelona-EQU, pela Copa Libertadores, o América terá que 'virar a chave' neste fim de semana para se manter vivo na disputa do Campeonato Mineiro. Com a obrigação de vencer para ainda ter chances de se classificar às semifinais, o Coelho enfrenta o Uberlândia neste sábado (12), às 19h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 10ª rodada.

O América é o 5º colocado no Estadual, com 14 pontos, quatro a menos que a Caldense, na 4ª posição, e a cinco de Athletic e Cruzeiro, 2º e 3º, ambos com 19. O líder, Atlético, soma 22 e é, até o momento, o único garantido na próxima fase.

Com duas vitórias a menos que a Caldense, nem mesmo um empate e um triunfo nas próximas duas rodadas serão suficientes para o Coelho ultrapassar a Veterana na tabela de classificação. A equipe de Marquinhos Santos terá que torcer por uma combinação de resultados para poder avançar de fase.

A probabilidade de o América garantir vaga nas finais do Mineiro é pequena, de 10,9%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

O técnico Marquinhos Santos deverá poupar a maioria dos titulares contra o Uberlândia visando ao confronto de terça (15), às 21h30, no Equador, pela terceira fase da Libertadores. Após ter empatado o duelo de ida por 0 a 0, a equipe alviverde enfrentará o Barcelona-EQU no estádio Banco Pichincha para tentar avançar à fase de grupos continental.
 
 

América 0 x 0 Barcelona de Guayaquil: fotos da partida pela Libertadores


Probabilidades

 

Um fator que poderá beneficiar o América - desde que a equipe vença o Uberlândia - é o confronto entre dois times que estão no G4 do Campeonato Mineiro. Athletic e Caldense se enfrentarão às 11h de domingo, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, pela 10ª rodada.

O cenário ideal para o Coelho seria a vitória do time de São João del-Rei, uma vez que a Veterana pegará o Atlético na 11ª rodada, às 16h30 de sábado (19), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Se a Caldense sair ganhadora, a situação fica um pouco mais complicada para o time de Marquinhos Santos, uma vez que o Athletic fará o último duelo em casa, na Arena Unimed, contra o atual 6º colocado, Villa Nova (12).

O alviverde ainda pode alcançar o Cruzeiro, mas dependerá de tropeços do rival diante de Pouso Alegre - domingo, 13/3, às 17h30, no Mineirão - e Patrocinense, domingo, 19/3, às 16h30, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
 
 

Momento do rival


Assim como para o América, o confronto deste sábado será de 'vida ou morte' para o Uberlândia. O Alviverde do Triângulo é atualmente o último colocado do Mineiro, com apenas seis pontos, mesma pontuação do Pouso Alegre, que está a frente na tabela de classificação devido ao critério de saldo de gols.

Na disputa contra o rebaixamento estão também o URT e a Patrocinense, com sete pontos, e o Tombense, com oito. O que favorece o Uberlândia é o confronto direto que ocorrerá nesta 10ª rodada do Mineiro, entre a equipe de Patos de Minas e de Tombos.

Diferentemente do que ocorre no América, o Alviverde do Triângulo não terá razões para dividir seu foco nos próximos dias. Com isso, o time treinado por Paulo Foiani deverá ir com sua equipe titular para o duelo no Parque do Sabiá.
 
 
 

FICHA TÉCNICA

 

Uberlândia

 
Rafael; Kellyton, William Mineiro, Bruno Maia (David Lazari) e Tata; Matheus Santos (Nailson), Maicon Souza, Luanderson Silva; Felipe Pará, Lucas Coelho e Elivelton (Maurinho). 
 
Técnico: Paulo Foiani.
 

América

 
Jailson (Jori); Raúl Cáceres, Germán Conti, Gustavo Marques e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho Valoura (Rodriguinho) e Índio Ramírez; Matheusinho, Gustavinho (Kawê) e Rodolfo.
 
Técnico: Marquinhos Santos.
 
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Parque do Sabiá, Uberlândia


Compartilhe