2

Marquinhos explica mudança de estratégia e vê América com 'personalidade'

Treinador destacou que Coelho fugiu de sua proposta original de jogo, mas parabenizou atletas pelo comprometimento com a ideia na Libertadores

16/03/2022 00:45
compartilhe
Técnico Marquinhos Santos, do América, durante confronto com o Barcelona pela Copa Libertadores
foto: Rodrigo Buendia/AFP

Técnico Marquinhos Santos, do América, durante confronto com o Barcelona pela Copa Libertadores


O técnico Marquinhos Santos comemorou muito a classificação do América para a fase de grupos da Copa Libertadores. Nesta terça-feira (15), o Coelho conquistou feito inédito ao bater o Barcelona de Guayaquil por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
 
 

Após o duelo de volta da terceira fase, ainda no Estádio Banco Pichincha, Marquinhos explicou uma mudança de estratégia que promoveu na equipe. Normalmente, o América pratica um futebol propositivo, buscando conservar a posse e controlar o adversário. Nos minutos iniciais contra o Barcelona, no entanto, o Coelho cedeu a bola.

"Nossa equipe mostrou muita personalidade, muita organização dentro daquilo que foi proposto, dentro daquilo que foi treinado. Nós tivemos que iniciar o jogo com uma estratégia diferente daquilo que eu gosto, daquilo que o América sabe jogar, que é o futebol propositivo. Nós recuamos as linhas e colocamos a bola a favor do Barcelona. A partir do 15° minuto, nós subimos a marcação, adiantamos a equipe e começamos a controlar o jogo novamente em posse, amplitude e profundidade. Os atletas estão de parabéns pela confiança, por acreditar naquilo que está sendo treinado e pela proposta de trabalho", analisou.
 

Barcelona-EQU x América: fotos do jogo pela Libertadores

 

Para a sequência da competição, Marquinhos Santos espera ainda mais entrega dos atletas do América. Ele destacou que o grupo é ávido por conhecimento e sempre busca se nutrir de mais conteúdos relacionados aos aspectos táticos do jogo.

"(Espero) mais entrega, mais determinação, sem dúvida nenhuma. É um grupo que aguça conhecimento, que gosta de receber informação tática e crescer a cada treino. Nós mostramos que o Wellington Paulista, com 38 anos; Jailson, com 40 anos; Juninho, com 35; Alê, com 33; Azevedo, com 33; Valoura, hoje, decidindo o último pênalti, com 34... não acabaram futebol. Apesar da idade, eles são profissionais e estão cada vez mais se preparando para tal. Essa equipe tem muito a evoluir, muito a produzir, e eu tenho certeza que nós vamos caminhar com muita tranquilidade, com muito pé no chão, muita humildade, a colocar o América no patamar ao qual ele tem atingido", projetou.
 
 

Por fim, o treinador do Coelho enfatizou o 'glamour' da Libertadores e não titubeou ao dizer que o América já cravou seu nome na história do principal torneio do continente.

"É um momento importante, histórico para quem faz parte desse clube. Agora, muda-se a chave, onde nós teremos um período importante de preparação para que se possa entrar definitivamente na fase de grupos e jogar a Libertadores, que é uma competição com o maior glamour e o maior status dos clubes sul-americanos na disputa de um torneio como esse. Então, o América chega pela primeira vez e já chega cravando seu nome na história da Libertadores", encerrou.
 

Barcelona 4 x 5 América: fotos da decisão nos pênaltis em Guayaquil

 

O América ainda tem pelo menos mais seis compromissos internacionais em 2022. O sorteio dos grupos da Libertadores será realizado no próximo dia 25.

Antes de voltar a pensar na Libertadores, no entanto, o Coelho precisa cumprir calendário no Campeonato Mineiro. Eliminados de forma precoce, os comandados de Marquinhos Santos enfrentam o Tombense às 16h30 do sábado (19), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida é válida pela última rodada do Estadual.

Compartilhe