2

Copa Libertadores: veja missões do América para se classificar às oitavas

Coelho terá que superar difíceis marcas para se classificar à fase final da competição; equipe alviverde conquistou apenas um ponto nos três jogos no Grupo D

28/04/2022 07:00 / atualizado em 16/05/2022 16:19
compartilhe
América terá duras missões pela frente para avançar às oitavas de final da Libertadores
foto: Ramon Lisboa/EM/DAPress

América terá duras missões pela frente para avançar às oitavas de final da Libertadores


Com a derrota por 3 a 2 para o Deportes Tolima, nessa quarta-feira (27), o América ficou em situação delicada na Copa Libertadores. O time só conquistou um ponto na fase de grupos - até o momento, são duas derrotas e um empate em três jogos. Lanterna do Grupo D, o Coelho está distante de seus adversários. 

Fotos da desolação dos jogadores do América após derrota para o Tolima



Invictos, Independiente del Valle e Atlético têm cinco pontos - uma vitória e dois empates cada. Eles são seguidos de perto pelo Tolima, que venceu a sua primeira partida diante do América e chegou aos quatro pontos. Para reverter este cenário ruim, a equipe de Vagner Mancini terá de superar três difíceis missões.

Primeira missão: quebrar o tabu de seis anos contra o Atlético


A primeira missão do Alviverde será contra o Atlético, no Independência, na próxima terça-feira (03/05). Este é o último jogo do Coelho como mandante na fase de grupos. O problema é que o América perdeu três das quatro partidas que realizou em casa - derrotas contra Guaraní, na terceira fase, e Del Valle e Tolima, nesta etapa da competição. 

E não é só o resultado final que é ruim: o time também tem dificuldade em balançar as redes do Horto. A equipe marcou dois gols e levou seis no estádio. Para quebrar essa sequência ruim em seus domínios, o elenco americano terá que superar um grande tabu: o jejum de seis anos sem vitórias contra o Galo. 

O último triunfo do América sobre o rival foi na partida de ida da final do Campeonato Mineiro de 2016. Naquele jogo, o Coelho venceu por 2 a 0. De lá para cá os times disputaram 20 jogos. Houve 14 vitórias alvinegras e seis empates nesse período. 

No primeiro duelo entre as equipes nessa Libertadores, essa marca poderia ter sido quebrada. O time alviverde vencia por 1 a 0 até o fim do jogo, mas o Galo empatou com Ademir nos minutos finais. O atacante atleticano estava impedido na jogada. Mas, como a fase de grupos não tem árbitro de vídeo (VAR), o lance não foi revisado. 

Caso vença o Atlético, e o Tolima perca o Del Valle no outro confronto desta rodada, o América poderá subir para a terceira posição, entrando na zona de classificação para a Sul-Americana. O terceiro colocado de cada chave ganha uma vaga para as oitavas de final desse torneio. 

Segunda missão: repetir feito do Atlético contra o Tolima


O Atlético é o único time brasileiro que derrotou o Tolima em Ibagué, na Colômbia, pela Libertadores. Na primeira rodada do Grupo D, o Galo venceu o adversário por 2 a 0 no estádio Manuel Murillo Toro. Antes disso, os colombianos tinham um retrospecto de três vitórias e dois empates em cinco jogos contra equipes do Brasil. 

No dia 18 de maio (quarta-feira), às 21h, o América terá a oportunidade de repetir o feito do rival. Apesar do desempenho ruim no Independência, o time tem tido um retrospecto positivo como visitante. Nas duas fases preliminares, o Coelho se classificou atuando fora de casa.

No duelo de ida da segunda fase, realizado em BH, o América perdeu por 1 a 0 para o Guaraní, do Paraguai. No confronto seguinte, em Assunção, o time alviverde bateu os paraguaios por 3 a 2 e garantiu a vaga após vitória por 5 a 4 nos pênaltis. 
 
Já no confronto de ida da terceira fase, no Horto, o Coelho empatou por 0 a 0 com o Barcelona de Guayaquil. O time americano contou com a sorte nessa ocasião, pois o adversário desperdiçou um pênalti no fim do segundo tempo - o atacante Garcés chegou a deslocar o goleiro Jailson na cobrança, mas chutou para fora. 
 
No segundo jogo, no Equador, outro empate por 0 a 0. Na disputa por pênaltis, o América venceu por 5 a 4 e garantiu seu passe para a fase de grupos. 

Na fase de grupos, o único jogo do Coelho como visitante foi o polêmico empate por 1 a 1 contra o Atlético, no Mineirão. Mesmo atuando contra um adversário bem mais forte, o time de Mancini se impôs e poderia ter saído com a vitória.

Terceira missão: superar o Independiente del Valle invicto no Banco Guayaquil


O Independiente del Valle está invicto em casa nesta Libertadores. O líder do Grupo D empatou com Tolima (2 a 2) e Atlético (1 a 1) no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador. A partida contra o América será realizada no dia 25 de maio (quarta-feira), às 21h. 

No primeiro duelo entre as equipes, o Coelho desperdiçou muitas chances de gols e acabou perdendo por 2 a 0 no Independência. A baixa produtividade ofensiva foi um dos motivos que fizeram Marquinhos Santos ser demitido do América. Esse foi o penúltimo jogo do técnico no comando do Alviverde.

Compartilhe