2

Salum explica estratégias do América para aumentar torcida

Coordenador do Coelho cita escolinhas de futebol, redes sociais e diz que processo de renovação depende de um ciclo vitorioso

12/05/2022 19:26 / atualizado em 12/05/2022 19:28
compartilhe
Salum acredita que processo de renovação da torcida do América já está acontecendo
foto: Mourão Panda/América

Salum acredita que processo de renovação da torcida do América já está acontecendo


O América trabalha em três esferas para aumentar o número de torcedores. A revelação foi feita por Marcus Salum, coordenador de futebol clube-empresa do clube, em entrevista ao Superesportes nesta quinta-feira (12). 



De acordo com a pesquisa produzida pela Quaest/Genial, em março, os americanos são menos de 1% da população mineira. Os números apontaram que a torcida do Cruzeiro é a maior do estado (26%). Atleticanos (18%) e flamenguistas (9%) completam o top 3.

Além disso, 23% dos entrevistados apontaram que não torcem para nenhum clube, enquanto 7% das pessoas não souberam ou não responderam sobre eventuais preferências.

Marcus Salum explicou as estratégias do América para melhorar esses números. O dirigente afirma que o clube trabalha com escolinhas de futebol, redes sociais e um ciclo vitorioso dentro de campo para que isso ocorra.

"Eu vou sempre de carro, subo as ruas transversais do Independência em todo jogo para ver a torcida chegando ao estádio. Antigamente, só tinha velho. Hoje, está cheio de torcedor jovem. Esse é o processo. Se você entrar na internet vai ver a quantidade de jovens que falam e gostam do América. Em porcentual, é pequeno. Mas a faixa (etária) da torcida está mudando", explicou.

Plano Brandi?


Felício Brandi dirigiu o Cruzeiro de 1961 a 1982 e construiu a Toca da Raposa I, em 1973, quando os clubes ainda não davam tanta importância ao centro de treinamento, e fez ações de marketing nas escolas. Nesse período, a torcida celeste cresceu e se tornou uma das maiores do Brasil. Essa ideia, inclusive, foi apontada por um historiador como possível estratégia para o América.



Marcus Salum, no entanto, rechaçou essa possibilidade. "É romântico falar o que o Felício fez, porque foi importante na época. Nós estamos fazendo um projeto diferente desse, porque a escola e o material não faz torcedor mais. O que fideliza é isso aqui (mostra um celular), é a rede social", afirmou o coordenador, que deu detalhes de como o Coelho pretende aumentar a torcida. 

"O América tem cerca de 70 escolinhas em Belo Horizonte, são mais de sete mil meninos jogando em escolinhas franqueadas do América. O projeto vai começar em cima de nossas escolinhas. Nós estamos estudando um belo projeto em cima disso", revelou.

Nas últimas duas temporadas, o América teve resultados expressivos dentro de campo. O time chegou às semifinais da Copa do Brasil e conseguiu o acesso à Série A em 2020.

Em 2021, atingiu a melhor campanha da história no Campeonato Brasileiro ao terminar na oitava colocação e garantir uma vaga na Copa Libertadores. Para Salum, os resultados positivos dentro de campo são fundamentais para que a torcida americana aumente. 

"O ciclo de cinco anos de bons resultados aumenta a torcida. O São Paulo, Palmeiras e Corinthians cresceram no ciclo. Se nós fizermos cinco anos desse jeito, a história do América muda", finalizou Salum.


Compartilhe