2

América fica perto de anunciar venda da SAF a investidor norte-americano

Coelho avança nas negociações, já mapeia possíveis 'alvos' no mercado da bola e pode fechar com Robert Platek nos próximos dias

25/07/2022 12:12 / atualizado em 25/07/2022 16:22
compartilhe
Segundo fonte ligada à diretoria, América está próximo de vender aproximadamente 70% das ações da SAF
foto: Reprodução/América

Segundo fonte ligada à diretoria, América está próximo de vender aproximadamente 70% das ações da SAF


O América avançou nas negociações e está próximo de anunciar a venda de parte das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) ao empresário norte-americano Robert Platek. A informação foi apurada pelo Superesportes nesta segunda-feira (25), com uma fonte ligada à diretoria do Coelho.




Principal responsável pela negociação, Marcus Salum, presidente da SAF alviverde, teria pressionado Platek para que chegassem a um acordo ainda nesta janela de transferências - que está aberta até o dia 15 de agosto. 

"A janela abriu, o Salum pressionou o investidor. 'É agora, senão não interessa para nós'. A distância era muito pequena. Há poucos dias, estava para assinar. Na reunião, a diferença estava tão pouca que iríamos fazer a proposta, mas, se ele não aceitasse, iríamos assinar. A decisão era essa", afirmou a pessoa ligada ao Conselho do clube.

Ainda segundo essa fonte, o Conselho autorizou a venda de até 70% das ações, mas o investidor queria 72,5%. O planejamento do América seria ceder mais participações ao parceiro ao longo dos anos, de acordo com o sucesso esportivo da equipe. 

"Tudo que estamos fazendo é em função disso. Essa história toda é para manter o time na Série A e colocar entre os 10 maiores do Brasil. Esportivamente, porque montar CT, campo, estádio, esse tipo de coisa, é muito bonitinho, mas Portuguesa-SP 'sumiu', América-RJ 'sumiu', times com estádio, com isso e aquilo. Isso não é o que a torcida quer", afirmou.

A expectativa é tão positiva internamente que o clube já realiza propostas financeiras maiores do que o normal. Na semana passada, o Coelho ofereceu cerca de 1 milhão de euros por Emmanuel Martinez, meia-atacante do Barcelona-EQU. 

Contratações do América para a temporada de 2022



Além do argentino, existem outros atletas mapeados caso a chegada do investidor seja concluída. Outro ponto apurado pela reportagem é que as categorias de base e o futebol feminino também devem receber maior aplicação financeira. 

Procurado pela reportagem, Marcus Salum afirmou que só comentará sobre o assunto 'quando tiver notícias definitivas'.

Quem é Robert Platek?


Considerado uma pessoa 'low-profile' (que não gosta de aparecer) Robert Platek se tornou proprietário do Spezia em fevereiro de 2021, após assumir 100% das ações da empresa Orlean Invest, holding do empresário italiano Gabriele Volpi.

No processo de aquisição do Spezia não houve nenhuma participação do fundo MSD Capital, somente um investimento pessoal da família Platek. 

De acordo com a imprensa italiana, Platek teria investido por volta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões na época) para fazer a aquisição. Na temporada 2021/2022, o Spezia - clube de porte baixo/médio da Itália, ficou em 16º no campeonato nacional.
 
Além da equipe italiana, Platek é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O primeiro teve uma boa temporada, ao conseguir o acesso à Primeira Divisão, enquanto o segundo foi rebaixado. 
 
No final de 2019, o empresário também tentou comprar o Sunderland, da Inglaterra, mas as negociações não avançaram. 

Compartilhe