2

Atlético: operários da Arena MRV protestam e paralisam os trabalhos

Responsável pela obra é a a empresa Racional Engenharia

17/12/2021 13:46 / atualizado em 17/12/2021 15:54
compartilhe
Arena MRV enfrentou dia de greve nesta sexta-feira (15)
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Arena MRV enfrentou dia de greve nesta sexta-feira (15)



Os funcionários da Arena MRV, futuro estádio do Atlético, fizeram um protesto, nesta sexta-feira (17), contra as más condições de trabalho. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de BH e Região/MARRETA informou que cerca de 400 funcionários paralisaram os trabalhos.

De acordo com os funcionários, a empresa responsável pela obra não pagou a primeira parcela do 13º salário, que venceu no dia 30 de novembro, e está descumprindo acordos já estabelecidos, como alojamentos em condições adequadas, sem superlotação.

Outra reclamação é a falta de pagamento de viagens para trabalhadores que moram em outros estados do Brasil, como havia sido acordado, de acordo com os grevistas. 

A responsável pela obra no bairro Califórnia, região Noroeste da capital mineira, é a Racional Engenharia. Segundo a empresa, as atividades foram retomadas após uma reunião com o sindicato da categoria.

Em nota enviada ao Superesportes, a Racional Engenharia ainda informou que cumpre os contratos com seus empregados e fornecedores e que apurará eventuais descumprimentos por parte de suas subcontratadas.

"A Racional Engenharia, empresa responsável pelas obras da Arena MRV, informa que esteve em reunião com o Sindicato e os trabalhos já foram retomados. A Racional reforça que cumpre rigorosamente os contratos com os seus empregados e fornecedores e esclarece que está atuando junto às empresas subcontratadas para apuração dos fatos e para garantir os direitos dos trabalhadores", disse a empresa, em nota.

Já a Arena MRV disse que a Racional Engenharia é a empresa responsável pela contratação de todos os fornecedores, bem como pela administração de equipamentos e pela gestão de mão-de-obra. A nota oficial do futuro estádio do Atlético reproduziu o posicionamento enviado pela Racional à reportagem.

Ainda segundo a Arena MRV, os funcionários já voltaram ao trabalho. "A Arena MRV está sempre disposta a escutar colaboradores, comunidade e todos os cidadãos, buscando uma relação harmoniosa com o bairro Califórnia e com a cidade".

Leia, a seguir, as notas do Sindicato, da Racional Engenharia e da Arena MRV:

Nota do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de BH e Região/MARRETA

Centenas de trabalhadores da Arena MRV cruzaram os braços e entraram em greve na manhã desta sexta-feira (17/12/2021) em protesto contra várias irregularidades e descumprimento dos direitos trabalhistas cometidos pelas várias subempreiteiras que atuam nessa obra.

Essa obra conta com o trabalho de operários vindos de diversas regiões do país e vários denunciam que as subempreiteiras descumprem as regras da “baixada” prejudicando-os no momento em que vão visitar suas famílias em suas cidades de origem.

A greve se dá em meio às mobilizações da Campanha Salarial conduzidas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região STICBH/MARRETA.

A data-base dos trabalhadores do setor é, originalmente, em novembro, mas já sofreu duas prorrogações (para os dias 15 e 22 de dezembro).

No mês de setembro, os trabalhadores aprovaram em assembleia geral a sua pauta de reivindicações e as negociações estão emperradas em vários pontos em que o Sinduscon-MG insiste em não atender as demandas dos trabalhadores que lutam por: reajuste (INPC + ganho real), melhores condições de trabalho, selo de controle da cesta básica com sua entrega na casa dos trabalhadores, entre outras reivindicações.

Nota da Racional Engenharia

A Racional Engenharia, empresa responsável pelas obras da Arena MRV, informa que esteve em reunião com o Sindicato e os trabalhos já foram retomados. A Racional reforça que cumpre rigorosamente os contratos com os seus empregados e fornecedores e esclarece que está atuando junto às empresas subcontratadas para apuração dos fatos e para garantir os direitos dos trabalhadores.

Nota da Arena MRV

Por volta de 7h da manhã de hoje (17), uma movimentação sindical obstruiu o acesso dos operários à obra da Arena MRV. Mas, todos já estão em seus postos de trabalho, e a obra transcorre normalmente. 

A Arena MRV explica que a Racional Engenharia é a empresa responsável pela contratação de todos os fornecedores, bem como pela administração de equipamentos e pela gestão de mão-de-obra. 

A Racional, por meio de nota à imprensa, afirma: “A Racional Engenharia, empresa responsável pelas obras da Arena MRV, informa que esteve em reunião com o Sindicato, e os trabalhos já foram retomados. A Racional reforça que cumpre rigorosamente os contratos com os seus empregados e fornecedores e esclarece que está atuando junto às empresas subcontratadas para apuração dos fatos e para garantir os direitos dos trabalhadores”. 

A Arena MRV está sempre disposta a escutar colaboradores, comunidade e todos os cidadãos, buscando uma relação harmoniosa com o bairro Califórnia e com a cidade.

Fotos da instalação da cobertura na Arena MRV, futuro estádio do Atlético


Compartilhe