2

Diretor de futebol do Atlético defende Supercopa em BH: "Desejo justo"

Rodrigo Caetano considera que o Galo deveria ter o mando de campo a favor, já que foi o vencedor do Brasileiro e da Copa do Brasil

07/02/2022 21:24
compartilhe
Rodrigo Caetano considera que o mais justo seria o Atlético ter o mando de campo na Supercopa
foto: Pedro Souza/Atlético

Rodrigo Caetano considera que o mais justo seria o Atlético ter o mando de campo na Supercopa


Enquanto a CBF ainda não definiu o local da disputa da Supercopa 2022, entre Atlético e Flamengo, marcada para o próximo dia 20, o diretor de futebol Rodrigo Caetano sugeriu que o mando de campo deveria ser do Galo. Segundo o dirigente, como o time alvinegro conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o mais justo seria a partida ocorrrer em Belo Horizonte. 

Pelo regulamento, a Supercopa é realizada entre o vencedor do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, na temporada anterior. Como o Atlético levantou as duas taças, o Flamengo, vice-campeão nacional, ganhou o direito de disputar o título com o alvinegro, como consta no regulamento criado pela CBF. A entidade é que define o local da partida. 

Rodrigo Caetano questionou o fato de o Atlético não ter o direito de jogar como mandante, já que ganhou as duas competições nacionais em 2021. "Eu queria que fosse em Belo Horizonte. Somos os vencedores da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. O regulamento diz que o mando é da CBF, não fala de um campo neutro. Então acho que esse é um desejo justo", avaliou. 

"A Supercopa diz que é o campeão brasileiro contra o campeão da Copa do Brasil e, em caso de ser o mesmo vencedor, é contra o vice do Brasileiro. Mas se fala em mando da CBF, não campo neutro. Me parece que a CBF deve decidir isso nesta semana, até por logística", acrescentou o dirigente do Galo, em live no Canal do Nicola, no YouTube

Mesmo sem concordar com a definição do campo por parte da CBF, Rodrigo Caetano disse que o Atlético não criará polêmica sobre o local da disputa. "Não fomos informados sobre o local da partida e vamos acatar o que a CBF determinar. Seria deselegante avaliar em qual cidade o jogo deveria ser disputado, é claro que eu preferiria Belo Horizonte. Mas o regulamento fala que o mando de campo é definido pela Confederação Brasileira de Futebol. Então, vamos aguardar", frisou. 

A CBF chegou a anunciar que a Supercopa de 2022 seria no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Entretanto, com o protocolo sanitário divulgado pelo governo do Distrito Federal, em meio ao avanço da variante Ômicron, o jogo terá que ser disputado sem presença de público, o que levou a entidade a repensar o local. 

Várias cidades foram cogitadas, como São Paulo, Natal e Fortaleza. A capital cearense, com o Castelão, ganhou força nos bastidores. Entretanto, o Atlético não vê com bons olhos a possibilidade de jogar no Nordeste, já que a torcida flamenguista na região é consideravelmente maior que a atleticana. O entendimento do Galo é que isso configuraria uma vantagem ao adversário.

Nos bastidores, clubes e CBF negociam para definir qual o melhor local para a partida, que deve ocorrer em um campo "neutro". Além das questões esportivas, pesam fatores econômicos. A organização busca uma sede que possa receber público. Entretanto, vários estados brasileiros aumentaram as restrições à presença de torcedores nos jogos por conta do avanço da variante Ômicron.

"O Atlético vem preparando o 2022 com pré-temporada, montagem de elenco, rodízio de elenco, e o jogo do dia 20 está lá, no meio do nosso calendário. Me parece que a CBF deve definir esta semana, até por questão de logística", comentou Rodrigo Caetano. 


Compartilhe