2

Atlético cobra posicionamento da Conmebol após ato racista na Libertadores

Clube mineiro mostrou solidariedade ao Fortaleza depois de caso de racismo envolvendo torcedor do River Plate

14/04/2022 19:06 / atualizado em 14/04/2022 19:18
compartilhe
Torcedor do River Plate atirou banana no setor da torcida do Fortaleza
foto: Reprodução

Torcedor do River Plate atirou banana no setor da torcida do Fortaleza

Em nota oficial, o Atlético demonstrou solidariedade ao Fortaleza e cobrou posicionamento da Conmebol após ato racista praticado pela torcida do River Plate, em partida pela Copa Libertadores da América, no Monumental de Nuñez. Nessa quarta-feira (13/4), na partida entre o Tricolor e o Millonários, um torcedor argentino atirou uma banana no setor do estádio onde estavam os visitantes. Os cearenses perderam o jogo por 2 a 0



"O Galo se solidariza com os torcedores e com a delegação do Fortaleza que foram vítimas de ato racista no jogo de ontem, contra o River Plate, na Argentina, pela Copa Libertadores. A cena veiculada na mídia é repugnante e o Atlético se junta ao clube cearense no pedido de posicionamento da Conmebol, para que o "torcedor" seja identificado e duramente punido, nos termos da lei", publicou o clube alvinegro; 

"O Galo reitera sua posição contra qualquer forma de discriminação e tem a convicção de que atitudes como esta não representam a verdadeira e apaixonada torcida do River Plate, muito menos o clube argentino, por quem a nossa instituição tem absoluto respeito", complementou a nota. 


O caso 

 

Além de atirar bananas, o torcedor do River exibiu uma camisa da Seleção Argentina e ironizou mandando beijos e tchau aos tricolores. Nas redes sociais, o clube de Buenos Aires prometeu identificar e aplicar sanções ao culpado. A Unidade Disciplinar da Conmebol vai analisar as imagens do caso. 

O Fortaleza tratou do assunto também por meio de seu perfil oficial no Twitter. Após sublinhar que foi bem recebido pelo River Plate, o clube brasileiro pediu que o torcedor em questão seja devidamente identificado e punido, além de solicitar uma manifestação dos organizadores do torneio.

"Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da Conmebol Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas", diz trecho do comunicado oficial.


Compartilhe