2

Contra América, Atlético busca recorde de invencibilidade da Libertadores

Galo não perde pela competição continental há 16 partidas e pode igualar marca de Flamengo e Sporting Cristal

03/05/2022 05:00 / atualizado em 03/05/2022 08:42
compartilhe
Atlético busca 17ª partida seguida sem perder na Copa Libertadores
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético busca 17ª partida seguida sem perder na Copa Libertadores

Atlético está a um jogo de atingir o recorde de invencibilidade da história da Copa Libertadores. O time alvinegro não perde há 16 partidas pela competição sul-americana, com nove vitórias e sete empates desde 2019.

Maiores invencibilidades da história da Libertadores



A marca pode ser alcançada nesta terça-feira. Na condição de visitante, o Galo enfrenta o América no Independência, a partir das 21h30, pela quarta rodada do Grupo D.

Se chegar aos 17 jogos invicto, o Atlético igualará os recordistas Flamengo (12 vitórias e cinco empates) e Sporting Cristal (oito vitórias e nove empates). Em aproveitamento, o Galo ficaria atrás do time carioca.

Tabu contra América


São 20 clássicos sem vitória do América contra o Atlético. O último triunfo americano foi em 1º de maio de 2016 (2 a 1 no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro). Desde então, o Galo venceu 14 vezes. Foram, ainda, seis empates - incluindo o 1 a 1 do dia 13 de abril, pela segunda rodada da Libertadores.



Invencibilidade


A invencibilidade atleticana começou em 2019, com a vitória por 2 a 1 sobre o Zamora, na Venezuela, pela última rodada da fase de grupos. De lá para cá, são nove triunfos e sete empates pela competição.

Agora, o Atlético está a apenas um jogo de igualar o recorde, que é dividido por Flamengo e Sporting Cristal. As equipes totalizaram 17 jogos sem derrota na Libertadores. Os peruanos conseguiram a marca antes, quando acumularam oito vitórias e nove empates nas edições 1962, 1968 e 1969.

Já o Flamengo chegou ao número com partidas em 2020 e 2021. O aproveitamento é melhor, já que foram 12 vitórias e cinco empates na sequência. A invencibilidade caiu justamente na final da última edição, quando o time rubro-negro foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na prorrogação.

O Corinthians também conseguiu os mesmos 16 jogos de invencibilidade do Atlético. Entre 2012 e 2013, a equipe paulista ficou 16 jogos sem perder (nove vitórias e sete empates, desempenho igual ao do Galo). Nesse período, conquistou o título da competição pela primeira vez ao derrotar o Boca Juniors na final.

A lista das maiores invencibilidades da história da Libertadores ainda tem América de Cali (15 jogos), Cruzeiro, Newell's Old Boys e River Plate (todos com 14).

Sequência do Atlético


Em 2019, o Atlético já estava eliminado na fase de grupos da Libertadores quando visitou o Zamora na Venezuela. A vitória de virada por 2 a 1 classificou o time alvinegro à Copa Sul-Americana e deu início à série invicta.

Fora do torneio em 2020, o Galo voltou a disputar a competição em 2021. E teve uma campanha quase irretocável. Dono do melhor aproveitamento na fase de grupos, eliminou os tradicionais Boca Juniors e River Plate nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente.

Depois, enfrentou o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 0 a 0 no Allianz Parque. Na volta, ficou no 1 a 1 no Mineirão e foi eliminado por ter levado gol como mandante.

Neste ano, iniciou o Grupo D com uma vitória (2 a 0 sobre o Deportes Tolima-COL) e dois empates (1 a 1 com o América e 1 a 1 com o Del Valle-EQU). São, portanto, nove vitórias e sete empates em sequência.
Compartilhe