2

Atlético terá projeto piloto para captar atletas africanos para a base

Durante o Galo Business Day, diretor de futebol Rodrigo Caetano falou sobre novo projeto para as categorias de base; clube quer ser pioneiro na iniciativa

05/05/2022 16:20 / atualizado em 05/05/2022 19:43
compartilhe
Atlético promoverá intercâmbios de jogadores africanos para testes nas categorias de base
foto: Reprodução/GaloTV

Atlético promoverá intercâmbios de jogadores africanos para testes nas categorias de base


Durante o Galo Business Day, realizado na tarde desta quinta-feira (5), o diretor de futebol Rodrigo Caetano revelou que o Atlético implementará um novo projeto para as categorias de base. Trata-se de um intercâmbio de jovens atletas africanos, com o intuito de captar grandes promessas.
 
 

Caetano avalia que esta medida é algo "pouco explorado" pelos clubes brasileiros. Ainda na avaliação do gestor, o continente dispõe de "bastante qualidade" e pode oferecer talentos à base atleticana.

"Um caso específico que estamos adotando também é, nas categorias de base, um processo específico de um intercâmbio de jovens jogadores africanos. É algo pouco explorado pelos clubes brasileiros, que o Galo vai tentar caminhar num sentido um pouco diferente dos demais. Quem sabe, através de um continente que dispõe de bastante qualidade, que abastece muitos países - principalmente a França -, com uma boa condição física. Vamos tentar usar isso como um projeto piloto", analisou.

Entre as novas medidas para melhoria das categorias de base, o Atlético anunciou que irá aumentar o número de observadores na área de captação. Atualmente, o clube conta com 11, mas chegará a 40 profissionais.
 

Top 15 dos maiores goleadores do Atlético no Campeonato Brasileiro

 

Ainda de acordo com Rodrigo Caetano, o Galo almeja alterar o perfil de atletas vendidos, negociando mais jogadores formados "em casa". Para isso, o clube trata como necessidade a otimização dos processos de transição da equipe Sub-20 para a equipe profissional.

Por fim, o Atlético também implementará um software próprio para registro e controle de relatórios de jogos. Atualmente, o clube já dispõe do CIGA (Centro de Informações do Galo), que foi criado com o intuito de aprimorar os processos de análise de desempenho e mercado.

Compartilhe