2

Atlético busca 7ª participação nas oitavas da Libertadores em dez anos

Recorte recente evidencia boas campanhas do Galo no torneio continental; após título do Brasileiro, bicampeonato da 'Glória Eterna' é a nova obsessão do clube

18/05/2022 17:40 / atualizado em 18/05/2022 18:48
compartilhe
Em 2021, Atlético eliminou o Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas de final
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Em 2021, Atlético eliminou o Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas de final


Em um recorte recente, o Atlético conquistou títulos importantes e voltou a se afirmar como uma das grandes forças do futebol nacional. A nível continental, a subida de patamar também pode ser constatada pelas campanhas do clube mineiro na Copa Libertadores da América. O Galo está próximo de concretizar sua 7ª participação nas oitavas de final do torneio continental nos últimos dez anos.
 
 

Nesse período, o Atlético só ficou de fora das oitavas da Libertadores nos anos em que não disputou o torneio (2018 e 2020) e em 2019, quando foi eliminado na fase de grupos ao fazer a pior campanha de sua história.

De 2013 para cá, em todas as outras edições, o Galo esteve presente, ao menos, nas oitavas de final. As melhores campanhas terminaram com o título da competição, em 2013, e nas semifinais, em 2021.

No ano passado, inclusive, o Atlético foi eliminado do torneio continental de forma invicta, com sete vitórias e cinco empates. Nas semifinais, o Galo deu adeus à Libertadores após dois empates (0 a 0 e 1 a 1) com o Palmeiras, pelo extinto critério do gol qualificado.

Das seis edições em que avançou ao mata-mata, o Atlético caiu três vezes nas oitavas (2014, 2015 e 2017) e uma vez nas quartas (2016). Os responsáveis pelas eliminações foram, em ordem cronológica, Atlético Nacional (Colômbia), Internacional, São Paulo e Jorge Wilstermann (Bolívia).
 

Maiores invencibilidades da história da Libertadores

 

Participações do Atlético na Libertadores nos últimos 10 anos


  • 2013 - campeão
  • 2014 - eliminado nas oitavas pelo Atlético Nacional (Colômbia)
  • 2015 - eliminado nas oitavas pelo Internacional
  • 2016 - eliminado nas quartas pelo São Paulo
  • 2017 - eliminado nas oitavas pelo Jorge Wilstermann (Bolívia)
  • 2018 - não disputou
  • 2019 - eliminado na fase de grupos
  • 2020 - não disputou
  • 2021 - eliminado na semifinal pelo Palmeiras
  • 2022 - em disputa

Em 2022, o Atlético vai em busca do título faltante na temporada mais vitoriosa de sua história. O ano de 2021 teve sabor mágico para os atleticanos, com títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, mas permaneceu o "gosto amargo" pela eliminação de forma invicta na Copa Libertadores.

A "Glória Eterna" é também a grande obsessão de Hulk. Na atual edição, o atacante do Galo tem um gol e uma assistência em quatro jogos disputados.

"Eu sonho com essa Libertadores. Não só eu, mas todos os meus companheiros. A gente sabe até porque se chama "Glória Eterna", né? Todos times que jogam querem ganhar, querem ser os melhores da América", afirmou o ídolo alvinegro.
 
 

Nesta quinta-feira (19), em jogo que terá início às 19h, o Atlético pode garantir participação nas oitavas de final da Libertadores pela 7ª vez em dez anos. Para isso, a equipe mineira precisará vencer o Independiente del Valle, do Equador, no Mineirão, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos.

Compartilhe