2

Galo x Del Valle: jogo pode ter recorde e embolar ou 'resolver' grupo

Atlético entra em campo nesta quinta-feira, às 19h, no Mineirão, contra o Independiente del Valle-EQU, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadore

19/05/2022 11:04 / atualizado em 19/05/2022 13:40
compartilhe
Atlético busca o bicampeonato da Copa Libertadores
foto: AFP PHOTO

Atlético busca o bicampeonato da Copa Libertadores


O Atlético entra em campo nesta quinta-feira, às 19h, no Mineirão, contra o Independiente del Valle-EQU, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Para o Galo, está em jogo a possibilidade de bater um recorde e garantir a vaga nas oitavas de final de forma antecipada.

Se não perder para o Del Valle, o time alvinegro terá o recorde de invencibilidade da competição sul-americana. Atualmente, Flamengo, Sporting Cristal-PER e o próprio Galo conseguiram, em distintos momentos, emendar 17 partidas sem perder no principal torneio de futebol da América do Sul.

A última derrota do Galo na Copa Libertadores ocorreu no dia 24 de abril de 2019. Naquela ocasião, o time alvinegro perdeu para o Nacional-URU, por 1 a 0, no Mineirão, na fase de grupos do torneio. No último jogo daquela edição, o Galo venceu o Zamora-VEZ, por 2 a 1, fora de casa, mas acabou eliminado.

Em 2020, o Atlético não participou da competição. No ano passado, o time então treinado pelo técnico Cuca foi eliminado sem perder um jogo sequer. Na fase de grupos, foram cinco vitórias e um empate. Nas oitavas e nas quartas, o Galo eliminou Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG, respectivamente. Na semifinal, o Alvinegro foi eliminado após dois empates com o Palmeiras (0 a 0, em São Paulo; e 1 a 1, em Belo Horizonte), em função do critério de gol qualificado fora de casa.

Nesta edição, o Galo venceu dois jogos e empatou outros dois.

Vaga ou grupo embolado


Caso o Atlético vença a partida em casa, o clube carimba a classificação para as oitavas de finais da Copa Libertadores, pois irá a 11 pontos e não poderá ser ultrapassado por dois concorrentes diretos. 

Um empate deixa a situação ainda indefinida, já que Tolima-COL e Del Valle poderiam somar mais pontos que o Galo na rodada final. 

Se o Atlético perder o jogo, o grupo D da Copa Libertadores ficará embolado, com três times com a mesma pontuação - Galo, Tolima e Del Valle chegariam na última rodada com 8 pontos.

Na classificação de momento, o time do técnico Turco Mohamed tem 8 pontos, assim como o Tolima, mas possui vantagem no saldo de gols: 3 x 0. O Del Valle está com 5 pontos, enquanto o já eliminado América ficou com dois.

Na rodada derradeira, o Atlético enfrenta o Tolima-COL em casa, no dia 25 (quarta-feira), às 21h, enquanto o Del Valle-EQU recebe o América, nos mesmos dia e horário.

Longe das melhores campanhas


Neste ano, o Atlético ainda não figurou entre as melhores campanhas da fase de grupos. Já classificado, o Palmeiras garantiu o melhor desempenho nesta etapa incial, com cinco jogos e cinco vitórias. 

Em seguida, aparecem Estudiantes-ARG, com quatro vitórias e um empate (bom desempenho em um grupo difícil, que ainda conta com Bragantino, Vélez-ARG e Nacional-URU), assim como o Flamengo.

River Plate e Colón, ambos da Argentina, têm 10 pontos. O time de Buenos Aires está invicto, com três vitórias e um empate. Já a equipe de Santa Fé tem um jogo a mais e foi derrotada uma vez.

Compartilhe