2

Atlético enfrentará o Palmeiras, 'rei dos pênaltis' no Brasil em 2022

Na atual temporada, Verdão já teve 17 penalidades assinaladas a seu favor; em 2021, quantidade de pênaltis marcados para o Galo virou 'meme' na internet

01/06/2022 05:00 / atualizado em 01/06/2022 08:55
compartilhe
Palmeiras é o clube da Série A com mais pênaltis a favor em 2022
foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras é o clube da Série A com mais pênaltis a favor em 2022


O Atlético enfrentará o "rei dos pênaltis" no futebol brasileiro em 2022. Trata-se do Palmeiras, que já teve 17 penalidades assinaladas a seu favor na atual temporada. No domingo (5), as equipes medirão forças pela liderança da Série A do Campeonato Brasileiro.

Veja, a seguir, o ranking de pênaltis a favor entre clubes da elite nacional em 2022.

Ranking de pênaltis a favor entre clubes da Série A em 2022



Em 2021, a quantidade de pênaltis marcados para o Atlético virou "meme" na internet. A cada penalidade assinalada a favor do Galo, torcedores de clubes rivais apontavam suposto favorecimento ao clube mineiro e faziam piadas.

Campeão brasileiro no ano passado, o Atlético terminou a temporada com 11 pênaltis a favor na principal competição nacional – também na "liderança" do quesito. Em seguida, veio o América, com nove.

Empatado na oitava posição com Bahia, Ceará e Fluminense, o Palmeiras (que terminou a Série A na terceira colocação) teve cinco penalidades.

Já em 2022, o Verdão é o líder isolado do ranking de pênaltis a favor em todas as competições. Com média de 0,47 por jogo, o time de Abel Ferreira já teve 17 infrações marcadas e converteu 15 delas – aproveitamento de 88%. O levantamento foi realizado pelo ge.globo.
 
 

O Atlético aparece na quarta posição da lista, com sete pênaltis a favor em 2022 – média de 0,22 por partida e menos da metade do Palmeiras.

O Galo só desperdiçou uma das cobranças que teve na temporada.

Na segunda colocação do ranking de pênaltis, quem aparece é o São Paulo, que teve nove infrações marcadas a seu favor. Logo em seguida, vem o Athletico-PR, que teve oito.

O lanterna do quesito entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro é o RB Bragantino, que teve apenas um pênalti para cobrar em 2022.

Considerando somente a atual edição do Brasileiro, o Atlético não teve pênaltis a seu favor. O Palmeiras, por sua vez, já teve três marcados em oito jogos. Quem lidera esse ranking é o Avaí, com cinco.
 
 

Mas e os pênaltis contra?


O clube que mais sofreu com pênaltis marcados contra é o Santos, que teve oito penalidades assinaladas em seus jogos. O Palmeiras viu o árbitro apontar para a marca da cal na própria área em três oportunidades neste ano. Por sua vez, o Galo teve dois pênaltis contrários.

Principais candidatos aos grandes títulos na temporada ao lado do Flamengo, Palmeiras e Atlético medirão forças no domingo (5), às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo. Em partida pela nona rodada do Brasileirão, as equipes (que têm 15 pontos na classificação) disputarão a liderança da competição.

Ranking de pênaltis a favor entre clubes da Série A em 2022


  1. Palmeiras - 17 pênaltis (15 convertidos)
  2. São Paulo - 9 pênaltis (8 convertidos)
  3. Athletico-PR - 8 pênaltis (5 convertidos)
  4. Atlético - 7 pênaltis (6 convertidos)
  5. Flamengo - 6 pênaltis (6 convertidos)
    Ceará - 6 pênaltis (5 convertidos)
    Avaí - 6 pênaltis (5 convertidos)
  6. Botafogo - 5 pênaltis (5 convertidos)
    Goiás - 5 pênaltis (5 convertidos)
    Corinthians - 5 pênaltis (4 convertidos)
    Cuiabá - 5 pênaltis (4 convertidos)
    América - 5 pênaltis (4 convertidos)
    Fortaleza - 5 pênaltis (3 convertidos)
  7. Atlético-GO - 4 pênaltis (3 convertidos)
    Coritiba - 4 pênaltis (3 convertidos)
  8. Santos - 3 pênaltis (3 convertidos)
    Juventude - 3 pênaltis (2 convertidos)
    Internacional - 3 pênaltis (2 convertidos)
    Fluminense - 3 pênaltis (1 convertido)
  9. RB Bragantino - 1 pênalti (convertido)

Compartilhe