2

Além do Galo, outros 6 clubes tentam reconhecer Conmebol como Sul-Americana

Acompanhado de dirigentes de outros seis clubes, o Atlético foi ao Paraguai para tentar reivindicar os títulos da Copa Conmebol como Sul-Americana

19/07/2022 18:24 / atualizado em 19/07/2022 18:55
compartilhe
Dirigentes de diferentes clubes da América do Sul, como o Atlético, em reunião com a Conmebol
foto: Conmebol/Divulgação

Dirigentes de diferentes clubes da América do Sul, como o Atlético, em reunião com a Conmebol


O Atlético visitou, nesta terça-feira (19), a sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção, para tentar reconhecer os títulos da Copa Conmebol como Sul-Americana. Além dos dirigentes do Galo, compareceram à reunião representantes brasileiros de São Paulo, Santos e Botafogo; e os argentinos de Rosário Central, Talleres e Lanús.
 
 

"Levamos o ofício pedindo que esses títulos fossem reconhecidos como Copa Sul-Americana, e que eles tivessem o mesmo peso no 'ranqueamento'. O presidente da Conmebol viu com bons olhos. Irá levar o pleito ao conselho de clubes. Estamos muito otimistas, pensamos que o conselho de clubes irá referendar. Tudo deve se resolver até o fim de agosto", disse Sérgio Coelho para a Rádio Itatiaia.

Os representantes do Atlético que viajaram ao Paraguai foram o presidente Sérgio Coelho; o vice José Murilo Procópio; o membro do órgão colegiado, Ricardo Guimarães; o diretor de futebol Rodrigo Caetano; o diretor de comunicações André Lamounier; e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro.
 

Contratações dos times da Série A para o segundo semestre

 


Os títulos


A equipe mineira é a única bicampeã da competição que antecedeu a criação da Sul-Americana. A Copa Conmebol foi disputada entre 1992 e 1999. Além do Galo, Botafogo (1993), Lanús (1996), Rosário Central (1995), Santos (1998), São Paulo (1994) e Talleres (1999) conquistaram o torneio. Em 2002, após dois anos sem a disputa da Copa Conmebol, foi criada a Sul-Americana.
 
Em 1992, o Atlético conquistou o primeiro título continental em final disputada contra o Olimpia, do Paraguai, na edição inaugural do torneio. Depois, em 1997, derrotou o Lanús, da Argentina, na decisão.

O clube alvinegro voltou a ganhar uma taça internacional em 2013, com a Copa Libertadores também sobre o Olimpia. Em 2014, venceu a Recopa Sul-Americana diante do mesmo Lanús.
 
Nesta temporada, o Atlético busca o quinto título continental. O time mineiro está vivo na Copa Libertadores da América e enfrenta o Palmeiras, nos dias 3 e 10 de agosto, pelas quartas de final do torneio mais importante do continente.
 


Compartilhe