2

Reserva no Atlético, Nacho está próximo do segundo duplo-duplo da carreira

Titular absoluto com "El Turco" Mohamed, meia argentino voltou a perder espaço no Galo com o retorno de Cuca; jogador soma 18 participações em gols no ano

16/08/2022 08:00
compartilhe
Nacho Fernández tem oito gols e dez assistências em 2022 pelo Atlético
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Nacho Fernández tem oito gols e dez assistências em 2022 pelo Atlético


Reserva com Cuca no Atlético, o meia Nacho Fernández está próximo do segundo "duplo-duplo" da carreira. Com o cruzamento para o gol de Alan Kardec na vitória do Galo sobre o Coritiba, o argentino já soma oito gols e dez assistências na temporada.
 
 

Oriundo do basquete, o termo duplo-duplo é utilizado quando um jogador consegue pelo menos dez em duas estatísticas do jogo: pontos, assistências, rebotes, tocos ou roubos de bola. Não tão comum no futebol, a expressão é utilizada para congratular um jogador que alcança dez ou mais gols e assistências em uma única temporada.

Nacho, do Atlético, está próximo de alcançar o feito pela segunda vez na carreira - a segunda no Galo. Em 2021, o meia argentino encerrou o ano mais vitorioso da história do clube mineiro com dez tentos e 11 passes para gols em 52 jogos. Já em 2022, os números atuais foram alcançados em 42 partidas.

Antes do Atlético, Nacho Fernández jamais havia conquistado um duplo-duplo na carreira. Nem mesmo no River Plate, da Argentina, onde foi ídolo e campeão da Copa Libertadores.

A temporada com mais participações em gols de Nacho pelo River aconteceu em 2020, quando ele balançou as redes nove vezes e ofereceu sete assistências. O ano, no entanto, terminou sem conquistas para os "millonarios".

Reserva no Atlético


Titular absoluto com o compatriota "Turco" Mohamed, nos primeiros meses de 2022, Nacho voltou a perder espaço no Atlético com o retorno de Cuca. Na reta final do ano passado, o argentino foi figura frequente no banco de reservas do Galo - fosse por falta de condição física adequada ou mesmo por opção técnica.

O meia só foi titular na terceira passagem de Cuca nos jogos contra Internacional (derrota por 3 a 0) e Athletico-PR (derrota por 3 a 2), pelo Campeonato Brasileiro. Contra o Furacão, o treinador paranaense, inclusive, optou por preservar os considerados titulares, pensando no duelo de volta contra o Palmeiras na Copa Libertadores. Nacho deu assistência.
 
 

Em ambos os compromissos contra o Verdão no torneio continental, e também diante do Coritiba, o meia saiu do banco de reservas do Atlético. No duelo contra o Coxa, o argentino fez a diferença no último minuto, quando arrancou em bela jogada individual e deu cruzamento certeiro para que Alan Kardec marcasse o gol da vitória do Galo.

Ainda que preterido por Cuca, Nacho Fernández segue somando participações em gols no Atlético e marcando seu nome como uma das peças mais importantes da história do clube. O meia trabalha para retomar a titularidade diante do Goiás, às 16h30 do próximo sábado (20/8), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Compartilhe