Classificado para a 3ª fase da Copa Libertadores, o Atlético volta a concentrar suas atenções no Campeonato Mineiro - ainda que temporariamente. Na 8ª rodada da primeira fase, o Galo jogará em busca de confirmar o 1° lugar geral no Estadual.
O Atlético é o líder do Grupo A do Mineiro, com 17 pontos. Somente o rival América, que tem 15 pontos e lidera o Grupo B da competição, pode ultrapassar o Alvinegro na classificação geral.
Sendo assim, basta ao time de Eduardo Coudet uma vitória diante do Democrata-GV, às 16h30 deste sábado (4/3), no Mamudão, em Governador Valadares, para chegar aos 20 pontos e assegurar o primeiro lugar geral da primeira fase.
Em caso de derrota, o Atlético precisará torcer para que o América não vença o Tombense no Independência, em Belo Horizonte. Caso isso aconteça, o Galo será ultrapassado pelo rival na classificação geral.
Se houver um empate no Mamudão, o Coelho só poderá igualar o número de pontos do Alvinegro com uma vitória no Horto. Neste caso, o América assumiria a liderança global, já que teria uma campanha idêntica à do rival, mas, certamente, um saldo de gols maior.
Semifinais do Campeonato Mineiro
Após uma verdadeira "confusão" pela dupla interpretação do regulamento, a Federação Mineira de Futebol (FMF) esclareceu as regras das semifinais do Campeonato Mineiro. Quem somar mais pontos na primeira fase enfrentará, obrigatoriamente, o melhor segundo colocado entre todos os grupos - ainda que este tenha mais pontos do que o líder de uma das chaves.
Na outra semi, o segundo melhor líder enfrenta o terceiro melhor líder. Na configuração atual, os confrontos seriam: Atlético x Athletic e América x Tombense.