2

Atlético-MG: Hulk tem razão ao reclamar de cansaço? Veja estatísticas

Atacante deixou o jogo contra o Fortaleza com cãibras e reclamou do calendário e das viagens

26/06/2023 05:30 / atualizado em 25/06/2023 23:32
compartilhe
Hulk aguentou fica em campo 70 minutos contra o Fortaleza
foto: AGIF/Icon Sport

Hulk aguentou fica em campo 70 minutos contra o Fortaleza

 
Principal jogador do Atlético-MG, Hulk chamou atenção neste fim de semana ao reclamar do cansaço por conta dos jogos e viagens desgastantes que são necessárias. A fala dele gerou discordâncias, já que muitos entendem que ele não tem direito a isso por ter tudo do melhor para se recuperar. Mas afinal, Hulk tem razão?

Desde que chegou ao Atlético, Hulk esteve no top 3 dos atletas que mais atuaram, que sempre é liderado pelo goleiro Everson, titular absoluto em todos os jogos que está disponível. Entre os jogadores de linha, ele só ficou atrás de Allan em 2022 pois se lesionou nos últimos meses.

Na atual temporada, entre os jogadores de linha, Hulk é o que mais atuou, ao lado de Paulinho, com 33 jogos. No entanto, quando o quesito é minutos jogados, o jogador é o líder disparado, com 2630 minutos, quase 150 a mais que Jemerson, o segundo com 2481.

Esses dados de Hulk dão a ele uma média de 79,6 minutos em campo por jogo. Mas não é só o tempo em campo que desgasta um jogador. A principal reclamação de Hulk, inclusive, são as viagens e o pouco tempo para recuperação/preparação:

- As pessoas não têm noção quando a gente fala que está cansado das viagens. Eu vi alguns comentários de pessoas falando de grandes profissionais que trabalham em outras áreas, mas ninguém é máquina. Ontem fui dormir, eram quase três horas da manhã. A gente chegou no hotel 1h30 - disse em entrevista à Rádio Itatiaia após a derrota para o Fortaleza, quando deixou o campo com cãibras.

Hulk citou também um caso do jogo anterior, contra o Fluminense, em que ele chegou às 5h, foi dormir às 6h e já teve que levantar às 10h, o que prejudicou a recuperação.

O Atlético tem um calendário apertado por disputar várias competições e por isso quase não tem tempo para recuperar ou treinar. No momento, por exemplo, o clube está se preparando para o terceiro jogo seguido fora de casa, o que implica em mais uma viagem e menos tempo de descanso.

A trajetória do Atlético-MG pós-data Fifa:

  • Reapresentação na quarta-feira (14)
  • Treinos até terça (20), quando viajaram para o Rio de Janeiro
  • Jogo contra o Fluminense na quarta (21)
  • Retorno para BH na madrugada de quinta (22)
  • Regenerativo na manhã de quinta + treino e viagem para Fortaleza na sexta
  • Jogo contra o Fortaleza no sábado (24) retorno para BH após o jogo
  • Regenerativo no domingo
  • Viagem para o Paraguai treino na segunda (26)
  • Jogo na terça (27)
  • Volta para BH no pós-jogo, madrugada de quarta (28), com desembarque previsto para 5h
 
 
 
As viagens e os jogos encavalados são criticados no futebol brasileiro há anos. Apesar de Hulk ter razão ao se juntar nas reclamações, principalmente por ser um dos que mais atua, ele ou o Atlético não estão sozinhos nessa, já que todos os outros principais clubes e jogadores também passam pela mesma situação.

Fim de viagens e maior tempo de recuperação


Depois da sequência citada, o Atlético de Hulk terá duas semanas mais tranquilas. Quando voltar para Belo Horizonte na quarta (28), o clube não terá mais que viajar até o dia 15 de julho, quando vai encarar o Goiás fora de casa. Isso porque o Galo fará dois jogos seguidos em casa, América-MG (2/7) e Corinthians (9/7), com uma semana livre de jogos entre eles.
 
 

Compartilhe