2

Com Felipão, Atlético-MG busca retomar força perdida em ponto determinante

Time alvinegro tem apenas o 14° melhor aproveitamento como mandante no Brasileirão e tenta melhorar marca

01/07/2023 04:00 / atualizado em 30/06/2023 23:02
compartilhe
Atlético terá duas partidas seguidas em casa para voltar a ter bom desempenho como mandante
foto: AGIF/Icon Sport

Atlético terá duas partidas seguidas em casa para voltar a ter bom desempenho como mandante

 
Atlético-MG entra em campo neste domingo (2) para o clássico contra o América-MG, que será disputado no Mineirão. A partida marca a estreia de Felipão como mandante, que busca voltar a fazer do Galo um temido em seus domínios.

O Atlético é, historicamente, um clube que faz da sua casa uma fortaleza, um local onde é difícil de ser batido. Entre 2011 e 2013, por exemplo, o Galo ficou 54 jogos sem ser derrotado como mandante, estabelecendo um recorde no Brasil.

No Brasileirão, desde 1971, foram 739 jogos em casa, com 423 vitórias e apenas 141 derrotas, segundo dados do site Ogol. No entanto, na última e na atual temporada da competição, isso não se repetiu.

Em 2022, o Galo foi apenas o 11° melhor mandante, algo que foi apontado como crucial para o time ter feito uma campanha bem abaixo do esperado. Foram oito vitórias, cinco empates e seis derrotas, que renderam apenas 50% de aproveitamento.

Já em 2023, o Atlético ocupa uma posição na classificação dos mandantes ainda pior: 14°. Dos cinco jogos que fez em casa, venceu apenas dois, empatando outros dois e perdendo um. A missão de Felipão é recolocar o Galo como um temido mandante na competição.

Felipão como mandante no Mineirão


Felipão também já tem uma histórico no Mineirão, atual casa do Atlético até a inauguração da Arena MRV. O treinador, que foi mandante no estádio sob o comando de Cruzeiro e da Seleção Brasileira, tem um histórico de 37 jogos, 18 vitórias, 12 empates e sete derrotas, o que dá um aproveitamento de 60%.

Gramado do Mineirão faz diferença


O gramado do Mineirão tem sido pauta durante todo o ano. O estádio tem recebido muitos shows internos, que desgastam o campo para os jogos de futebol. O atacante Alan Kardec entende que isso afeta o desempenho e os resultados do Atlético:

- Sinceramente, falta um gramado de qualidade. Um time extremamente técnico que temos, você jogar em um dos piores campos da competição é complicado. O campo não é bom pra nós e nem pro adversário, não é uma desculpa, mas já há algum tempo sofremos com esse problema.
 
 

O jogador ainda não atuou no Mineirão neste ano, já que voltou de lesão sofrida no fim de 2022 na última semana. Ele destacou que "de fora o campo está ruim, imagina pra quem está lá dentro". Kardec afirma que sabe a importância dos pontos conquistados em casa e que o time precisa superar esses detalhes para voltar a ser forte como mandante.

Compartilhe