2

Mineirão anuncia decisão importante para preservar o gramado

A Minas Arena, administradora do estádio, tem sido criticada pelas condições do campo de jogo; times mineiros têm jogado em outros estádios

Gramado do Mineirão antes de início de Cruzeiro x Fortaleza, disputado nessa quarta-feira (21); durante o jogo, situação piorou
foto: Maic Costa/Superesportes

Gramado do Mineirão antes de início de Cruzeiro x Fortaleza, disputado nessa quarta-feira (21); durante o jogo, situação piorou

O Mineirão anunciou, nesta quinta-feira (22), que irá remanejar eventos que aconteceriam no gramado do estádio no segundo semestre de 2023. A medida visa manter a qualidade do campo para recebimento das partidas de futebol. Atualmente, o principal palco do esporte mineiro recebe jogos de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.

“Com a volta do Cruzeiro e o gradativo adiamento do Atlético de mudança de casa, o Mineirão tem feito esforços para readequar sua agenda de eventos programados com os jogos de futebol posteriormente indicados pelos clubes para o estádio. Os eventos de gramado estão sendo remanejados, em diálogo com os produtores, para outros espaços como esplanada e estacionamentos”, disse, em nota, a Minas Arena, concessionária administradora do Mineirão.
 
 
 
 

A Minas Arena tem recebido críticas de clubes, comissões técnicas, jogadores e torcedores pela qualidade do gramado do estádio. A Conmebol chegou a punir o Atlético-MG pelo estado do campo. O alto número de eventos não-esportivos realizados no Mineirão é apontado como a causa do problema.

Apesar disso, na nota, a concessionária destacou o “planejamento tardio” dos jogos das equipes mineiras como um dificultador à montagem do calendário do Mineirão. O Cruzeiro chegou a firmar um acordo com o América-MG para mandar seus jogos no Independência, mas também encontrou problemas de agenda com a arena do Horto.

“O planejamento tardio dos jogos de futebol afetará a agenda cultural que preencheria a ociosidade do gramado. O calendário está em reavaliação e sendo analisado caso a caso, uma vez que a agenda e a formatação dos eventos é muito diversa. O Mineirão, por sua vez, se mantém como uma plataforma multiuso que continuará desenvolvendo a indústria criativa, recebendo jogos de futebol e eventos culturais”, afirmou a Minas Arena.

Times mineiros têm buscado alternativas


Em diversas situações na atual temporada, os times mineiros tiveram que jogar em outros estádios para compensar a falta de disponibilidade do Mineirão. Independência, em Belo Horizonte, Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Kleber Andrade, em Cariacica (ES), Mané Garrincha, em Brasília (DF), e o Parque do Sabiá, em Uberlândia, foram alternativas encontradas pelos clubes mineiros.

O último clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, que terminou com vitória alvinegra, foi realizado no Parque do Sabiá. Ambos os estádios da capital mineira estavam indisponíveis para a data. Essa foi somente a quinta vez que o confronto entre os rivais pelo Campeonato Brasileiro foi disputado fora de Belo Horizonte.


Compartilhe