2

CBF divulga áudios de expulsões de Hulk e comenta comemoração dos árbitros

Chefe de arbitragem da CBF comenta a situação que gerou ira e expulsão de Hulk

04/07/2023 16:45 / atualizado em 04/07/2023 16:57
compartilhe
Hulk entrou em rota de colisão com a arbitragem após o apito final e foi expulso
foto: Pedro Souza/Atletico

Hulk entrou em rota de colisão com a arbitragem após o apito final e foi expulso

 
A CBF divulgou nesta terça-feira (4) os áudios de alguns lances polêmicos da última rodada do Brasileirão. A cena que gerou a expulsão de Hulk, do Atlético-MG, já após o apito final, foi comentada pelo chefe de arbitragem, Wilson Seneme.

Hulk foi advertido durante o jogo com um amarelo por reclamação. Esse lance não foi mostrado na divulgação da CBF. Após o apito final, ele foi novamente reclamar com o árbitro Wilton Pereira Sampaio e acabou sendo expulso. Ao sair de campo, reclamou efusivamente que o trio de arbitragem comemorou na frente dele.
 
 

No vídeo em que Seneme comenta o caso, é mostrado o trio de arbitragem comemorando juntos após o apito final, mas o chefe da arbitragem garante que isso é normal: “A comemoração deles é de jogo, em função do bom desempenho que eles acreditam que tiveram. É uma comemoração tradicional dos árbitros”.

É mostrado todo o acontecimento após o apito final, com o áudio disponível, mas inaudível em várias partes. É possível identificar Hulk conversando com o juiz e dizendo: “Todo jogo você faz a mesma coisa. [Parte inaudível] Você não respeita ninguém”. Um dos assistentes pede para Hulk parar “Você está questionando até agora?”.

No momento da reclamação de Hulk, Juninho, capitão do América-MG, chega para cumprimentar Wilton Pereira Sampaio, que diz: “Obrigado pelo respeito”. Após isso, é o momento em que os árbitros celebram.

Logo após a celebração da arbitragem, Hulk começa a apontar para a câmera da TV e pede para filmar os árbitros. Nesse momento, alguém da cabine de arbitragem fala com os árbitros que a TV está filmando eles, enquanto outra pessoa fala para Wilton aplicar o vermelho:

- Não deixa passar não Wilton, isso, vai - diz a voz instantes antes do árbitro aplicar o vermelho para Hulk.
 
 

Wilson Seneme faz questão de citar, por várias vezes no vídeo, que as reclamações de Hulk não fazem sentido pois não encontraram nenhum erro de arbitragem que resultasse em alteração de resultado na partida. Ele comenta ainda que foi passado para os clubes, jogadores e comissões sobre os árbitros serem mais rigorosos com relação a disciplina.

Expulsão de Felipão


No vídeo, Wilson Seneme também comenta sobre a expulsão de Felipão, que aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo. Ele mostra o vídeo de Wilton Pereira Sampaio sendo avisado pelo quarto árbitro de uma reclamação no banco.

O árbitro vai até Felipão e, enquanto aplica o cartão amarelo, diz: “Respeito muito o senhor, seu trabalho. Por favor, respeite o nosso trabalho”. Na sequência, como relatado na súmula, o treinador teria dito que quem merecia cartão era o próprio árbitro, o que resultou na expulsão dele.

- É óbvio que (nesse caso) ele vai receber o segundo amarelo. O que a gente pede é um controle emocional para a gente ter um ambiente de jogo melhor e mais controlado.

Compartilhe