Botafogo

SÉRIE A

Abalado, Grêmio foca nas rodadas finas para esquecer goleada sofrida para o Flamengo

A primeira partida após a eliminação na Libertadores é contra o Botafogo, neste domingo

postado em 27/10/2019 06:45 / atualizado em 27/10/2019 10:54

<i>(Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)</i>
Abalado pela dura goleada sofrida para o Flamengo na última quarta-feira, o Grêmio não tem tempo para lamentar a eliminação na semifinal na Copa Libertadores e passa a se concentrar inteiramente no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 16h, o time gaúcho encara o Botafogo, em Porto Alegre. A partida é valida pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio tem 41 pontos e está fora do grupo que vai à Libertadores. Chegou a ficar entre os seis primeiros colocados depois de emplacar bons resultados, mas amargou duas derrotas consecutivas para Bahia e Fortaleza e caiu na tabela.

Portanto, o time gaúcho terá de processar rapidamente o revés psicológico para o Flamengo se quiser disputar novamente a competição sul-americana. Se depender do técnico Renato Gaúcho, a reabilitação virá. Otimista, o treinador afirma que o Grêmio foi "nocauteado na última quarta-feira, mas "isso faz parte do futebol" e revelou que conversou seriamente com o elenco.

"Tive uma conversa com o grupo de quase uma hora e meia. No clube, há hierarquia. Todos são cobrados. Todo mundo está de acordo que estivemos muito abaixo do que poderíamos jogar contra o Flamengo. Estivemos sem jogadores importantes, mas até o gol estávamos de igual para igual contra uma base de seleção", avaliou o treinador.



Maicon, um dos líderes do elenco, foi um dos jogadores com quem Renato Gaúcho mais conversou nos dias que antecederam o duelo contra o Botafogo. Para evitar protestos, uma viatura da Polícia Militar esteve do lado de fora do CT Presidente Luiz Carvalho durante as atividades.

Quantos aos desfalques, o treinador não poderá contar com Luan neste domingo e, possivelmente, em mais nenhum jogo nesta temporada. O departamento médico do Grêmio informou que o atacante tem uma fratura por estresse no segundo metatarso do pé direito. O diagnóstico foi feito após realização de uma ressonância magnética. Ele tem feito um tratamento conservador.

Na última terça-feira, quando confirmou Luan como desfalque para o jogo de volta da semifinal da Libertadores, Renato Gaúcho havia dito que o jogador tinha uma "lesão grave e dificilmente vai voltar a jogar este ano". O departamento médico gremista, porém, não estabeleceu um prazo de recuperação para o atleta ao divulgar um boletim para falar sobre a sua situação. Isso só deverá ser possível de ser feito após a evolução do tratamento. Jean Pyerre também continua em tratamento de sua lesão e segue fora.

O treinador não indicou quem vai jogar. A tendência é de quem promova grandes alterações na escalação. É provável que Diego Tardelli seja o titular no ataque no lugar de André. Thaciano também pode aparecer entre os titulares.

Botafogo quer aproveitar abatimento

O Botafogo quer aproveitar um possível abatimento do Grêmio em razão da eliminação no meio de semana. Os alvinegros vêm de vitória por 2 a 1 contra o CSA, triunfo que deixou a equipe mais confortável na tabela, mas ainda perto da zona da degola. O time do técnico Alberto Valentim soma 33 pontos e quer se livrar de vez do perigo de ser rebaixado.

Valentim, que fará seu terceiro jogo à frente do clube nesta segunda passagem, enalteceu as qualidades do Grêmio. Ele acredita que terá pela frente um rival ferido, mas não abatido, apesar do massacre sofrido no Maracanã.

"Vamos prontos para enfrentar um time forte, que vem jogando bem há anos, com muita qualidade técnica e um treinador que sabe gerir muito bem isso. Vamos buscar o resultado lá, podem ter certeza disso", analisou o comandante do Botafogo.

Valentim adiantou que o zagueiro argentino Joel Carli está recuperado de lesão e vai retomar seu posto ao lado de Gabriel. Substituto do argentino nos últimos jogos, Marcelo Benevenuto está contundido. Exames apontaram que o defensor tem uma lesão no músculo posterior da coxa, o que pode deixá-lo afastado dos gramados por até três semanas.



A principal dúvida é a presença ou não de Alex Santana. Um dos principais jogadores do Botafogo nesta temporada, o volante não joga há mais de um mês. Artilheiro do time alvinegro no ano, com dez gols, ele está recuperado de uma lesão no pé esquerdo e voltou aos treinamentos. Deve, ao menos, aparecer no banco de reservas.

Tags: futnacional botafogorj gremiors seriea