2

Botafogo: ranking pode deixar time fora da liderança da Sul-Americana

Botafogo de Luís Castro pode assumir liderança do Grupo A a depender do resultado contra o César Vallejo

25/05/2023 06:00 / atualizado em 24/05/2023 23:49
compartilhe
Botafogo de Luís Castro pode assumir liderança de mais uma competição
foto: Vitor silva/Botafogo

Botafogo de Luís Castro pode assumir liderança de mais uma competição


 
Botafogo tem uma boa chance para assumir a liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o alvinegro enfrenta o César Vallejo, em Trujillo, no Peru, pela quarta rodada da chave. E precisa de uma vitória para ficar na ponta. Mas não por qualquer resultado. E um placar específico pode até causar uma situação, no mínimo, curiosa com o Botafogo.

Atualmente, o Botafogo é o segundo colocado do Grupo A, com cinco pontos. O time carioca está três pontos atrás da LDU, que já jogou na rodada e ficou no empate com o Magallanes, do Chile. Assim, o alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença ou até por um gol, desde que por placares a partir de 2 a 1 (3 a 2, 4 a 3, etc).
 

Isso porque uma vitória por 1 a 0 do Botafogo nesta quinta-feira vai causar um empate com a LDU nos primeiros critérios de desempate. Os dois times ficaram com oito pontos e com cinco gols de saldo, o primeiro critério de desempate. Além disso, também empatariam com sete gols marcados. 
  
 

Entenda o regulamento da Sul-Americana 

 
Então, a Conmebol indica no regulamento que o próximo critério de desempate é o de gols marcados como visitante. E, de novo, caso o Botafogo vença por 1 a 0, no Peru, o time também empataria com a LDU, que tem três gols jogando fora de casa.
 
 
Algumas competições costumam usar o confronto direto ou o número de cartões como critério de desempate nesse tipo de caso. Mas, no regulamento da Copa Sul-Americana, o quarto critério de desempate é o ranking de clubes da Conmebol.
 
Nesse caso, a LDU leva ampla vantagem sobre o Botafogo. O time equatoriano é o 21º colocado, enquanto o alvinegro é apenas o 59º. Dessa forma, caso o Botafogo vença por 1 a 0, a LDU seguiria na liderança pelo seu histórico nas competições continentais.
 

Assim, para evitar essa situação curiosa, o Botafogo precisa vencer o César Vallejo por dois gols de diferença, o que abriria vantage no saldo, ou por um gol, desde que a partir de 2 a 1, o que faria o Botafogo ter mais gols marcados na competição.
 
A liderança também seria importante também já visando a próxima rodada, quando Botafogo e LDU se enfrentam em Quito no duelo que pode determinar a primeira colocação da chave.

Compartilhe