2

Estádio 974: arena da Copa recebe Brasil e parece brinquedo de montar

Instalação com capacidade para 40 mil torcedores tem conceito único dentre os palcos do Mundial do Catar e será totalmente desmontada ao fim da competição

18/10/2022 14:21 / atualizado em 21/10/2022 16:14
compartilhe

Estádio 974 (Estádio Ras Abu Aboud), em Doha


O Estádio 974 (Estádio Ras Abu Aboud) provavelmente é bem diferente de tudo o que você já viu. A arena construída para a Copa do Mundo de 2022 fica em Doha, no Catar, e, para falar a verdade, parece um brinquedo de montar. Mas isso é intencional.


 
Ao definir o conceito do estádio (que vai receber um jogo do Brasil na fase de grupos), a organização decidiu homenagear a tradição marítima do país.
 
Por isso, resolveu utilizar 974 containers (caixas de metal que transportam cargas em navios) coloridos e numerados na construção. O número 974, aliás, é o código internacional de telefonia do Catar.
 
O país crê que o uso dos containers é um marco na construção de instalações esportivas sustentáveis. Afinal, o Estádio 974 será totalmente desmontado (sim, igual a um brinquedo, como dissemos) ao fim da Copa do Mundo - algo inédito na competição.
 
As peças do "brinquedo" serão distribuídas para a construção de parques, áreas de lazer e outras instalações esportivas em países em desenvolvimento no mundo.
 

Futuro

 
Estádio 974: instalação com capacidade para 40 mil torcedores tem conceito único dentre os palcos do Mundial do Catar e será totalmente desmontada ao fim da competição
foto: AFP

Estádio 974: instalação com capacidade para 40 mil torcedores tem conceito único dentre os palcos do Mundial do Catar e será totalmente desmontada ao fim da competição

 
O Estádio 974 tem capacidade para 40 mil torcedores. Até a inauguração do local foi "diferentona": nada de jogo ou show. O evento que marcou a abertura da arena foi virtual e antecedeu, aí sim, partidas de futebol.
 
Por estar localizado ao lado do golfo, o estádio tem um sistema de refrigeração considerado mais simples em comparação com os outros. Afinal, a brisa natural ajuda a tornar as temperaturas mais amenas.
 
Ao fim do Mundial, a arena será totalmente desmontada e dará lugar a uma espécie de orla.
 

Jogos da Copa

 
O Estádio 974 receberá sete jogos da Copa - seis na fase de grupos e um nas oitavas de final. A Seleção Brasileira vai enfrentar a Suíça pela segunda rodada do Grupo G em 28 de novembro, a partir das 13h.
 
O local será palco de outros confrontos interessantes da fase classificatória, como França x Dinamarca e Polônia x Argentina.
 
Nas oitavas de final, o primeiro colocado do Grupo G (que pode ser o Brasil) enfrentará o segundo do H.
 

Estádio 974

 
Cidade: Doha, no Catar
Distância do centro de Doha: 7 km
Capacidade: 40 mil torcedores (será desmontado após a Copa)
Inauguração: 20 de novembro de 2021
Design: Inspirado na tradição marítima do Catar, foi construído com 974 containers 
Curiosidade: É o primeiro estádio da história das Copas a ser projetado com o plano de ser totalmente desmontado ao fim da competição
 

Jogos:

 
México x Polônia - 22/11, às 13h
Portugal x Gana - 24/11, às 13h
França x Dinamarca - 26/11, às 13h
Brasil x Suíça - 28/11, às 13h
Polônia x Argentina - 30/11, às 16h
Sérvia x Suíça - 2/12, às 16h
Oitavas de final (1º G x 2º H) - 5/12, às 16h

Estádio Ras Abu Aboud (974)
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio Ras Abu Aboud (974)


Compartilhe