2

Estádio Lusail: palco da final da Copa fica em cidade construída 'do zero'

Arena para 80 mil torcedores é a maior dentre as oito do Mundial do Catar e vai receber pelo menos duas partidas da Seleção Brasileira

18/10/2022 14:00 / atualizado em 18/10/2022 22:44
compartilhe

Estádio Lusail, na cidade de Lusail



O Estádio Lusail foi projetado para ser o grande símbolo da Copa do Mundo do Catar em 2022. Com capacidade para 80 mil torcedores, a tecnológica arena fica em uma cidade futurista construída praticamente do zero e vai receber a grande final em 18 de dezembro, além de ao menos dois jogos do Brasil.
 
O maior estádio da Copa foi o último a ficar pronto e foi inaugurado em 9 de setembro. O formato lembra tigelas tradicionalmente utilizadas no Catar para servir tâmaras; o design exterior na cor dourada faz referência às lanternas fanar, uma espécie de lampião.
 
Na parte interna, um jogo de luz e sombra permite que a grama cresça de forma saudável e que a temperatura não seja tão alta, o que facilita o moderno sistema de refrigeração.
 
O Estádio Lusail vai ficar na história do futebol ao sediar a final, mas será reconfigurado logo depois da competição. O entendimento da organização é que a nova cidade não precisa de uma instalação esportiva desse porte.
 
Por isso, o estádio dará lugar a um espaço comunitário com escolas, comércios, cafés, instalações esportivas menores e clínicas de saúde. O design externo se manterá, assim como parte da arquibancada, com o objetivo de lembrar o histórico esportivo do local. Porém, a maioria dos 80 mil assentos será doada para a construção de outras arenas.

Estádio Lusail: arena para 80 mil torcedores é a maior dentre as oito do Mundial do Catar e vai receber pelo menos duas partidas da Seleção Brasileira
foto: AFP

Estádio Lusail: arena para 80 mil torcedores é a maior dentre as oito do Mundial do Catar e vai receber pelo menos duas partidas da Seleção Brasileira


 

Nova cidade

 
 
Porém, há menos de duas décadas, o governo fortaleceu o projeto de desenvolvimento e decidiu investir na construção da nova cidade. A princípio, o local chegou a ser chamado de "fantasma", mas a ideia é que pelo menos 200 mil pessoas morem ali.
 
A área de 38 quilômetros quadrados é dividida em 19 distritos - alguns comerciais, alguns residenciais e outros mistos. O investimento bilionário pretende fazer com que a cidade seja uma referência de desenvolvimento sustentável, com sistemas modernos de segurança, transporte e comunicações.
 

Jogos da Copa

 
Será o estádio com mais partidas da Copa: dez, sendo seis da fase de grupos, uma das oitavas, uma das quartas, uma das semifinais e a grande decisão.
 
Brasil vai jogar contra Sérvia e Camarões no local ainda na fase classificatória. Argentina, Uruguai e Portugal também passarão por lá.
 
O icônico estádio poderá receber a Seleção Brasileira nas oitavas de final, caso a equipe do técnico Tite avance ao mata-mata como segundo colocado do Grupo G, ou em eventuais semifinais, caso a classificação seja como líder da chave.
 

Estádio Lusail

 
Cidade: Lusail, no Catar
Distância do centro de Doha: 15 km
Capacidade: 80 mil torcedores (não será mais estádio de futebol após a Copa)
Inauguração: 9 de setembro de 2022
Design: Inspirado na tigela de servir tâmaras e na lanterna fanar, uma espécie de lampião 
Curiosidade: É o maior estádio da Copa e não receberá mais partidas de futebol ao fim da competição
 

Jogos:

 
Argentina x Arábia Saudita - 22/11, às 7h
Brasil x Sérvia - 24/11, às 16h
Argentina x México - 26/11, às 16h
Portugal x Uruguai - 28/11, às 16h
Arábia Saudita x México - 30/11, às 16h
Camarões x Brasil - 2/12, às 16h
Oitavas de final (1º H x 2º G) - 6/12, às 16h
Quartas de final - 9/12, às 16h
Semifinal - 13/12, às 16h
Final - 18/12, às 12h

Estádio Nacional de Lusail
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio Nacional de Lusail




Compartilhe