2

Al Bayt: estádio da abertura da Copa tem pista para camelos e será hotel

Localizada em Al Khor, arena tem design inspirado na Bayt al sha'ar, tenda tradicionalmente utilizada por nômades como proteção contra o sol desértico no Catar

18/10/2022 14:32 / atualizado em 21/10/2022 16:09
compartilhe

Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor



O Estádio Al Bayt receberá a partida de abertura da Copa do Mundo de 2022, entre Catar e Equador, a partir das 13h de 20 de novembro. A arena fica na cidade de Al Khor, a 35 quilômetros ao norte do centro da capital Doha, e tem design inspirado na Bayt al sha'ar, tenda tradicionalmente utilizada por nômades como proteção contra o sol no país-sede do Mundial e na região do Golfo Pérsico.


 
Durante a Copa, o estádio poderá receber até 60 mil torcedores. A capacidade, porém, cairá para 32 mil ao fim do torneio. Isso porque as 28 mil cadeiras da parte superior serão removidas e doadas para a construção de instalações esportivas em países em desenvolvimento.
 
Essa parte da arquibancada dará lugar a empreendimentos como um hotel cinco estrelas, um shopping center, uma praça de alimentação, academia e uma espécie de saguão multifuncional para atrair moradores e visitantes.
 
Os organizadores defendem que o legado do estádio vai "além da tenda". Do lado de fora, foram construídos parques, restaurantes e pistas para quem quiser correr, pedalar ou andar a cavalo ou camelo.
 

Design e tecnologia

 
Localizado em Al Khor, Estádio Al-Bayt tem design inspirado na Bayt al sha'ar, tenda tradicionalmente utilizada por nômades como proteção contra o sol desértico no Catar
foto: AFP

Localizado em Al Khor, Estádio Al-Bayt tem design inspirado na Bayt al sha'ar, tenda tradicionalmente utilizada por nômades como proteção contra o sol desértico no Catar

 
Neste estádio, o Catar pretende mesclar tradição e tecnologia. O design exterior do Al Bayt conta com listras pretas em referência aos tecidos característicos das tendas das famílias e tribos nômades. Na parte interna, os torcedores serão recebidos com referências aos tecidos no padrão sadu, dos beduínos.
 
O teto do palco de abertura da Copa é retrátil, e o estádio conta com uma tecnologia de refrigeração para manter a temperatura interna amena mesmo com o eventual calor do lado de fora.
 

Jogos da Copa

 
O Al Bayt vai receber nove partidas no Mundial (seis da fase de grupos, uma das oitavas, uma das quartas e uma das semifinais). Em 27 de novembro, o estádio será palco de um dos jogos mais esperados até aqui: o clássico europeu entre Espanha e Alemanha.
 
Brasil só jogará no local em uma eventual semifinal, caso tenha avançado ao mata-mata como segundo colocado do Grupo G.
 

Estádio Al Bayt

 
Cidade: Al Khor, no Catar
Distância do centro de Doha: 35 km
Capacidade: 60 mil torcedores (32 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 30 de novembro de 2021
Design: Foi inspirado na Bayt al sha'ar, tenda tradicionalmente utilizada por nômades como proteção contra o sol desértico no Catar
Curiosidade: Do lado de fora, a área para estacionamento corresponde a 30 campos de futebol
 

Jogos:

 
Catar x Equador (partida de abertura) - 20/11, às 13h
Marrocos x Croácia - 23/11, às 7h
Inglaterra x EUA - 25/11, às 16h
Espanha x Alemanha - 27/11, às 16h
Holanda x Catar - 29/11, às 12h
Costa Rica x Alemanha - 1/12, às 16h
Oitavas de final (1º B x 2º A) - 4/12, às 16h
Quartas de final - 10/12, às 16h
Semifinal - 14/12, às 16h

Estádio Al-Bayt
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio Al-Bayt




Compartilhe