2

Ahmad Bin Ali: estádio da Copa é 'portão' para deserto e reflete tradições

Arena para 40 mil torcedores fica na cidade de Al Rayyan, sede de um dos mais tradicionais clubes do Catar, e tem design inspirado na história do país

18/10/2022 14:30 / atualizado em 21/10/2022 16:10
compartilhe

Ahmad Bin Ali, na cidade de Al Rayyan



O estádio Ahmad Bin Ali é tratado como o "portão" para as paisagens desérticas do Catar. Localizado na cidade de Al Rayyan, a arena para 40 mil torcedores teve design inspirados nas tradições do país que recebe a Copa do Mundo em 2022.


 
"O design no estádio é a história do Catar. Sua característica mais impressionante é uma fachada brilhante, composta de padrões que caracterizam diferentes aspectos do país: a importância da família, a beleza do deserto, a flora e fauna nativas, assim como o comércio local e internacional", lê-se em texto divulgado pela organização do Mundial.
 
O estádio foi construído no lugar de outro que ficava no mesmo local e é a casa do Al Rayyan, um dos clubes mais tradicionais do Catar. O Ahmad Bin Ali foi inaugurado em 18 de dezembro de 2021 e, menos de dois meses depois, recebeu jogos do Mundial de Clubes da Fifa.
 

Busca por sustentabilidade

 
A organização local apostou na sustentabilidade como base para defender o projeto do estádio. Estima-se que mais de 80% dos materiais utilizados para a construção foram reutilizados ou reciclados.
 
Árvores que rodeavam a antiga arena foram retiradas para serem replantadas posteriormente, a fim de diminuir os danos naturais. Outro ponto destacado é a construção de uma linha de metrô que leva até o estádio, com o objetivo de diminuir as emissões de gases.
 

Complexo do estádio

 
Estádio Ahmad Bin Ali tem capacidade para 40 mil torcedores e fica na cidade de Al Rayyan
foto: AFP

Estádio Ahmad Bin Ali tem capacidade para 40 mil torcedores e fica na cidade de Al Rayyan

 
Há um complexo ao redor da arena com seis campos de futebol, um de críquete, pista para cavalos, bicicletas e para correr e equipamentos de ginástica. Além disso, há parques, cafés, fontes e pistas de caminhada para dias de descanso com a família.
 

Jogos da Copa

 
O Ahmad Bin Ali vai receber sete jogos da Copa do Mundo - seis da fase de grupos e um das oitavas de final. Na etapa classificatória da competição, o principal jogo é o duelo entre Croácia e Bélgica, que estiveram entre os quatro melhores do último Mundial. Além da dupla, outra candidata ao título passará por lá: a Inglaterra.
 
Nas oitavas de final, o estádio vai receber o confronto entre o primeiro colocado do Grupo C e o segundo do D. Portanto, seleções como Argentina e França podem jogar lá.
 

Estádio Ahmad Bin Ali

 
Cidade: Al Rayyan, no Catar
Distância do centro de Doha: 20 km
Capacidade: 40 mil torcedores (pouco mais de 20 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 18 de dezembro de 2020
Design: É inspirado nas tradições e na cultura do Catar
Curiosidade: Mais de 80% dos materiais utilizados na construção foram reutilizados ou reciclados
 

Jogos:

 
EUA x País de Gales - 21/11, às 16h
Bélgica x Canadá - 23/11, às 16h
País de Gales x Irã - 25/11, às 7h
Japão x Croácia - 27/11, às 7h
País de Gales x Inglaterra - 29/11, às 16h
Croácia x Bélgica - 1/12, às 12h
Oitavas de final (1º C x 2º D) - 3/12, às 16h

Estádio Ahmad Bin Ali
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio Ahmad Bin Ali




Compartilhe