2

Al Janoub: estádio da Copa em cidade turística polemizou por parecer vagina

Arena com capacidade para 40 mil torcedores fica em Al Wakrah, ao sul da capital Doha, e tem design inspirado na tradição marítima do município

18/10/2022 14:31 / atualizado em 21/10/2022 16:09
compartilhe

Estádio Al Janoub, na cidade de Al Wakrah


O que foi projetado para ser um estádio com design futurista virou... meme. No Brasil e em outros países, o Al Janoub, arena da Copa do Mundo do Catar desenhada pela empresa criada pela renomada arquiteta Zaha Hadid, foi comparada a uma vagina na internet.


 
Na verdade, o estádio com capacidade para 40 mil torcedores foi inspirado na tradição marítima da cidade em que foi construído: Al Wakrah, a 23 quilômetros ao sul da capital Doha.
 
A cidade tem cerca de 90 mil habitantes, população semelhante às de São João del Rei, Timóteo, Manhuaçu, Patrocínio e Caratinga, em Minas Gerais. Al Wakrah é uma das regiões habitadas mais antigas do Catar.
 
Lá, a principal atividade econômica era a busca por pérolas no mar. Tempos depois, foram descobertas as fontes de combustível que impulsionaram o crescimento de um dos países com maior renda per capita do mundo.
 
Por conta da tradição marítima, o estádio é inspirado nas velas curvas dos barcos dhow, usados na pesca de pérolas. Na parte interna, o teto lembra o casco de um navio, e as arquibancadas são coloridas em azul e branco em referência a ondas.
 

Legado

 
Arena com capacidade para 40 mil torcedores fica em Al Wakrah, ao sul da capital Doha, e tem design inspirado na tradição marítima do município
foto: AFP

Arena com capacidade para 40 mil torcedores fica em Al Wakrah, ao sul da capital Doha, e tem design inspirado na tradição marítima do município

 
 
Do lado de fora, os torcedores poderão usufruir de um parque, da orla, de um museu, de uma pista para andar a cavalo e lojas. A escolha pelo local é uma aposta da organização do Mundial para fortalecer o turismo.
 

Jogos na Copa

 
O Al Janoub vai receber sete partidas: seis na fase de grupos e uma nas oitavas de final. Na etapa inicial do torneio, os destaques são a estreia da atual campeã França contra a Austrália e o reencontro entre Gana e Uruguai, que fizeram um dos confrontos mais emblemáticos da história das Copas em 2010.
 
Ainda na fase de grupos, o estádio será palco de duas partidas do grupo do Brasil: Suíça x Camarões e Camarões x Sérvia. Pelo sorteio, não existe possibilidade de a Seleção jogar no local em nenhum momento do Mundial.
 
Nas oitavas de final, o estádio pode receber outras equipes fortes, como EspanhaAlemanhaBélgica e Croácia.
 

Estádio Al Janoub

 
Cidade: Al Wakrah, no Catar
Distância do centro de Doha: 23 km
Capacidade: 40 mil torcedores (20 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 16 de maio de 2019
Design: Foi inspirado na tradição marítima de Al Wakrah, cidade em que a pesca e o mergulho na busca por pérolas era o sustento da economia
Curiosidade: O design futurista virou meme porque o lado de fora do estádio lembra uma vagina
 

Jogos:

 
França x Austrália - 22/11, às 16h
Suíça x Camarões - 24/11, às 7h
Tunísia x Austrália - 26/11, às 13h
Camarões x Sérvia - 28/11, às 13h
Austrália x Dinamarca - 30/11, às 12h
Gana x Uruguai - 2/12, às 12h
Oitavas de final (1º E x 2º F) - 5/12, às 12h

Estádio Al-Janoub
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio Al-Janoub




Compartilhe