O Education City ("Cidade da Educação" em português), entre Al Rayyan e Doha, é mais um dos oito estádios da Copa do Mundo do Catar com avançadas tecnologias. A mais curiosa delas talvez esteja na fachada, projetada para mudar de cor ao longo do dia de acordo com o movimento do sol. À noite, o colorido fica ainda mais vibrante.
Durante o Mundial, a arena poderá receber até 40 mil torcedores. Após a competição, a capacidade será reduzida pela metade. Os 20 mil assentos retirados serão doados para projetos de instalações esportivas em países em desenvolvimento.
O estádio fica a sete quilômetros do centro e fica numa região que concentra universidades e instituições de pesquisa da cidade, fator que explica o nome "Education City".
Ao redor do estádio - que pode ser acessado facilmente via metrô -, foram ou serão construídas instalações como campos de futebol, campo de golfe, comércios e até uma escola.
Design
Saiba mais
A fachada multicolorida do estádio é feita a partir de triângulos que formam complexos padrões que lembram diamantes.
O formato da arena tem como objetivos facilitar o sistema de refrigeração, aproximar as arquibancadas do campo e amplificar os cantos dos torcedores.
Jogos da Copa
O Education City vai receber oito partidas da Copa do Mundo - seis da fase de grupos, uma das oitavas e outra das quartas de final. Na etapa classificatória, seleções tradicionais como Uruguai, França e Portugal passarão por lá.
Nas oitavas, o primeiro colocado do Grupo F enfrentará o segundo do E no Education City. Portanto, Espanha, Alemanha, Bélgica e Croácia podem atuar no local.
O Brasil poderá jogar lá nas quartas de final. Para isso, é preciso se classificar ao mata-mata como líder do Grupo G e, evidentemente, avançar nas oitavas.
Estádio Cidade da Educação
Cidade: Al Rayyan, no Catar
Distância do centro de Doha: 7 km
Capacidade: 40 mil torcedores (20 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 15 de junho de 2020
Design: A fachada é feita a partir de triângulos que formam um padrão complexo inspirado em diamantes