2

Cidade da Educação: estádio da Copa muda de cor com movimento do sol

Com design inspirado em diamantes, Education City tem capacidade para 40 mil torcedores e fica em área que concentra universidades de Al Rayyan e Doha

18/10/2022 14:25 / atualizado em 21/10/2022 16:11
compartilhe

Estádio da Cidade da Educação, na cidade de Al Rayyan



O Education City ("Cidade da Educação" em português), entre Al Rayyan e Doha, é mais um dos oito estádios da Copa do Mundo do Catar com avançadas tecnologias. A mais curiosa delas talvez esteja na fachada, projetada para mudar de cor ao longo do dia de acordo com o movimento do sol. À noite, o colorido fica ainda mais vibrante.


 
Durante o Mundial, a arena poderá receber até 40 mil torcedores. Após a competição, a capacidade será reduzida pela metade. Os 20 mil assentos retirados serão doados para projetos de instalações esportivas em países em desenvolvimento.
 
O estádio fica a sete quilômetros do centro e fica numa região que concentra universidades e instituições de pesquisa da cidade, fator que explica o nome "Education City".
 
Ao redor do estádio - que pode ser acessado facilmente via metrô -, foram ou serão construídas instalações como campos de futebol, campo de golfe, comércios e até uma escola. 
 

Design

 
Com design inspirado em diamantes, Education City tem capacidade para 40 mil torcedores durante o Mundial e fica em área que concentra universidades de Doha
foto: AFP

Com design inspirado em diamantes, Education City tem capacidade para 40 mil torcedores durante o Mundial e fica em área que concentra universidades de Doha

 
 
O formato da arena tem como objetivos facilitar o sistema de refrigeração, aproximar as arquibancadas do campo e amplificar os cantos dos torcedores.
 

Jogos da Copa

 
O Education City vai receber oito partidas da Copa do Mundo - seis da fase de grupos, uma das oitavas e outra das quartas de final. Na etapa classificatória, seleções tradicionais como Uruguai, França e Portugal passarão por lá.
 
Nas oitavas, o primeiro colocado do Grupo F enfrentará o segundo do E no Education City. Portanto, Espanha, Alemanha, Bélgica e Croácia podem atuar no local.
 
Brasil poderá jogar lá nas quartas de final. Para isso, é preciso se classificar ao mata-mata como líder do Grupo G e, evidentemente, avançar nas oitavas.
 

Estádio Cidade da Educação

 
Cidade: Al Rayyan, no Catar
Distância do centro de Doha: 7 km
Capacidade: 40 mil torcedores (20 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 15 de junho de 2020
Design: A fachada é feita a partir de triângulos que formam um padrão complexo inspirado em diamantes 
Curiosidade: Muda de cor com o movimento do sol
 

Jogos:

 
Dinamarca x Tunísia - 22/11, às 10h
Uruguai x Coreia do Sul - 24/11, às 10h
Polônia x Arábia Saudita - 26/11, às 10h
Coreia do Sul x Gana - 28/11, às 10h
Tunísia x França - 30/11, às 12h
Coreia do Sul x Portugal - 2/12, às 12h
Oitavas de final (1º F x 2º E) - 6/12, às 12h
Quartas de final - 9/12, às 12h

Estádio da Cidade da Educação
foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva

Estádio da Cidade da Educação




Compartilhe