2

Corinthians: última passagem de Luxemburgo teve taça e briga com diretoria

Retorno do técnico após 22 anos é um recorde na história do clube

02/05/2023 10:00 / atualizado em 02/05/2023 00:40
compartilhe
Vanderlei Luxemburgo comandou nesta segunda-feira (1º) seu primeiro treino na terceira passagem pelo Corinthians
foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Vanderlei Luxemburgo comandou nesta segunda-feira (1º) seu primeiro treino na terceira passagem pelo Corinthians

O Corinthians tem Vanderlei Luxemburgo de volta após 22 anos, um recorde na história do clube. A última passagem do treinador pelo Alvinegro terminou em discussão pública com o então vice-presidente de futebol, Antonio Roque Citadini.

Luxemburgo trabalhou no clube em 1998, quando foi campeão brasileiro, e novamente em 2001, quando ganhou o Paulistão. Foi nesta segunda experiência que ficou marcado por uma disputa com a diretoria.

O treinador reestreia nesta terça-feira (2), às 21h, contra o Independiente Del Valle (EQU), pela Copa Libertadores 2023Ele foi o plano D do clube, mas acabou contratado.
 

Última passagem de Luxemburgo

 

Em 2001, o Corinthians de Luxemburgo fez uma campanha épica no Paulistão, saindo da briga contra o rebaixamento direto para o título sobre o Botafogo-SP. Depois, as coisas desandaram: Luxa cobrou reforços, não foi atendido e acabou demitido no final do ano.

– O tempo está passando e estamos sem elenco para enfrentar duas competições –, disse Luxemburgo naquele ano.
 
Na versão dele, o clube prometeu reforços experientes para mesclar com o jovem elenco, mas depois não cumpriu.

– Ele não deveria ter dito isso. Ele deve ter ficado com medo de ser pressionado se o time não vencesse –, rebateu Citadini. 

O clube insistia em uma reformulação radical, com saída de jogadores importantes. A mais marcante e polêmica foi a ida de Marcelinho Carioca para o Santos.
 

Volta de Luxemburgo é recorde no Corinthians

 

Da demissão de Luxemburgo em 2001 ao retorno nesta segunda-feira (1°), o Corinthians trocou de treinador 47 vezes. É o maior hiato entre duas passagens de um mesmo treinador na história do clube.

Os 22 anos entre a segunda e a terceira passagens de Luxa no clube só são comparáveis aos 15 anos de hiato de Armando Del Debbio (saiu em 1948, voltou em 63), os 14 de Amílcar Barbuy (saiu em 1920, voltou em 1934) e os 12 de Oswaldo de Oliveira (de 2004 a 2016).

Luxa tem 134 partidas como técnico do Corinthians, sendo 62 vitórias, 33 empates e 39 derrotas (59,4% de aproveitamento). Ele é o décimo técnico que mais vezes dirigiu o Corinthians e está a 12 jogos de subir uma posição nesta lista.

Compartilhe