2

Corinthians: datas e possíveis adversários no playoff da Sul-Americana

Alvinegro tem 2ª chance internacional após eliminação da Libertadores

29/06/2023 10:00 / atualizado em 29/06/2023 03:10
compartilhe

 

Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores, mas ainda tem jogos internacionais para fazer nesta temporada, no playoff das oitavas de final da Sul-Americana. A vaga fica como prêmio de consolação após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool (URU), na noite desta quarta-feira (28). 

 

São três possíveis adversários já definidos, um chileno, um argentino e um peruano, mas outros cinco clubes ainda podem aparecer no caminho. A última rodada, nesta noite, vai definir o caminho na Sul-Americana. Há chance até de enfrentar um brasileiro.

 

Quando o Corinthians vai jogar na Sul-Americana

 

A Conmebol projeta a ida e a volta do playoff nas semanas de 12 e 19 de julho. Se confirmadas, as datas criam um problema no calendário do Corinthians, que já tem jogo marcado no dia 12, contra o América-MG, na volta das quartas de final da Copa do Brasil.

 

Possíveis adversários do Corinthians

 

Seis classificados estão definidos, mas três deles não têm chances de enfrentar o Corinthians. Outros dois possíveis adversários serão conhecidos na noite desta quinta-feira (29), no final da rodada.

 
Podem enfrentar o Corinthians: 

  • Audax Italiano (CHI)
  • Tigre (ARG)
  • Universitario (PER) 

Nas duas vagas restantes, o cenário é o seguinte:

 

Grupo A: Botafogo ou LDU (EQU)

Grupo F: Defensa y Justicia (ARG) ou Millonarios (COL) ou América-MG

 

Jogam o playoff, mas não contra o Corinthians: 

  • Emelec (EQU)
  • Estudiantes (ARG)
  • San Lorenzo (ARG)

 

Como o adversário é definido:

 

Os confrontos são definidos pela posição geral de cada time na fase de grupos do torneio que disputava, ou seja, o melhor terceiro colocado da Libertadores enfrenta o pior segundo colocado da Sul-Americana. O segundo melhor terceiro colocado da Libertadores pega o penúltimo segundo colocado da Sul-Americana, e assim por diante.

 

Entre os terceiros de cada grupo da Libertadores, o Corinthians será o terceiro ou o quarto melhor. Tanto a posição geral quanto o adversário na Sul-Americana dependem dos últimos jogos da fase de grupos, nesta quinta-feira (29).

 

O playoff, na prática, é a fase anterior às oitavas de final da Sul-Americana. São dois jogos, a ida na casa do time eliminado da Libertadores (o Corinthians ou qualquer outro) e a volta na casa do time que estava jogando a própria Sul-Americana. 

 

Na fase seguinte, os oito classificados dos playoffs enfrentam os oito times que lideraram os grupos. Estes confrontos são definidos por sorteio.



Compartilhe