O Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores, mas ainda tem jogos internacionais para fazer nesta temporada, no playoff das oitavas de final da Sul-Americana. A vaga fica como prêmio de consolação após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool (URU), na noite desta quarta-feira (28).
São três possíveis adversários já definidos, um chileno, um argentino e um peruano, mas outros cinco clubes ainda podem aparecer no caminho. A última rodada, nesta noite, vai definir o caminho na Sul-Americana. Há chance até de enfrentar um brasileiro.
Quando o Corinthians vai jogar na Sul-Americana
A Conmebol projeta a ida e a volta do playoff nas semanas de 12 e 19 de julho. Se confirmadas, as datas criam um problema no calendário do Corinthians, que já tem jogo marcado no dia 12, contra o América-MG, na volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Possíveis adversários do Corinthians
Seis classificados estão definidos, mas três deles não têm chances de enfrentar o Corinthians. Outros dois possíveis adversários serão conhecidos na noite desta quinta-feira (29), no final da rodada.
Podem enfrentar o Corinthians:
- Audax Italiano (CHI)
- Tigre (ARG)
- Universitario (PER)
Nas duas vagas restantes, o cenário é o seguinte:
Grupo A: Botafogo ou LDU (EQU)
Grupo F: Defensa y Justicia (ARG) ou Millonarios (COL) ou América-MG
Jogam o playoff, mas não contra o Corinthians:
- Emelec (EQU)
- Estudiantes (ARG)
- San Lorenzo (ARG)
Como o adversário é definido:
Os confrontos são definidos pela posição geral de cada time na fase de grupos do torneio que disputava, ou seja, o melhor terceiro colocado da Libertadores enfrenta o pior segundo colocado da Sul-Americana. O segundo melhor terceiro colocado da Libertadores pega o penúltimo segundo colocado da Sul-Americana, e assim por diante.
Entre os terceiros de cada grupo da Libertadores, o Corinthians será o terceiro ou o quarto melhor. Tanto a posição geral quanto o adversário na Sul-Americana dependem dos últimos jogos da fase de grupos, nesta quinta-feira (29).
O playoff, na prática, é a fase anterior às oitavas de final da Sul-Americana. São dois jogos, a ida na casa do time eliminado da Libertadores (o Corinthians ou qualquer outro) e a volta na casa do time que estava jogando a própria Sul-Americana.
Na fase seguinte, os oito classificados dos playoffs enfrentam os oito times que lideraram os grupos. Estes confrontos são definidos por sorteio.