2

Ceará não projeta aposentadoria em 2015, mas prepara o terreno para 'nova carreira' no futebol

Lateral comentou investidas como agente e revelou 'conselhos' na vinda de Chera

03/04/2015 08:00 / atualizado em 02/04/2015 20:20
compartilhe
Ceará não pretende mudar de uniforme tão cedo: após a aposentadoria, objetivo é ser empresário de jogadores
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press

Ceará não pretende mudar de uniforme tão cedo: após a aposentadoria, objetivo é ser empresário de jogadores

Ceará garante que o objetivo não é se aposentar do futebol em 2015, último ano de seu segundo vínculo com o Cruzeiro. A pretensão do lateral, que passará por cirurgia no joelho direito nesta sexta-feira, inclusive, é renovar o contrato e continuar ajudando o clube com o qual se identificou e conquistou dois Brasileiros. Contudo, o atleta, que completará 35 anos em junho, já vem se articulando fora das quatro linhas em busca de uma nova tarefa: quer trabalhar com agenciamento de jogadores em paralelo ao chamado espiritual. Em Belo Horizonte, ele ensaia os primeiros passos da nova carreira.

“Na verdade, não passa na minha cabeça aposentar em 2015, até porque me sinto bem fisicamente, em forma, e acredito que eu tenha muito para contribuir com o futebol, especificamente, hoje, no Cruzeiro. Pretendo seguir com minha carreira. Se houver possibilidade de renovar com o Cruzeiro, estarei disponível e minha intenção primária é renovar. Se não ocorrer, vamos ver onde Deus vai nos enviar”, disse o lateral em entrevista ao Superesportes.

Questionado pela reportagem sobre supostos investimentos no escritório de seus agentes, Thiago e Luiz Taveira, o lateral-direito negou. Porém, confirmou que tem dado conselhos aos empresários e que o objetivo é se aproximar cada vez mais dessa área de atuação.

“Trabalho há muito tempo com o Thiago (Taveira). São 15 anos juntos. Obviamente que no futuro é uma profissão que de repente eu consiga conciliar com outras funções. Como eu vivi esse tempo todo dentro do futebol, isso nos ajuda por termos conhecimento. Essa poderia ser uma função para exercer junto com meu chamado espiritual que é ser pastor. No fim da minha carreira, vou dar sequência mais ativa no meu chamado espiritual”, ressaltou Ceará, que explicou como tem trabalhado com os antigos parceiros.

“Hoje não há nenhuma participação ativa. O Thiago é quem cuida de tudo, quem faz as negociações, participa das conversas. Eu me preocupo em jogar futebol, exercer minha função. Só que eles me pedem opiniões sobre características dos atletas, se vale a pena ou não fazer um investimento, agenciar determinado atleta. A única participação que tenho, hoje, é essa”, explicou.

Do atual elenco do Cruzeiro, além do próprio Ceará, apenas o jovem Bruno Edgar, de 21 anos, é representado pelos agentes de São Paulo. Nos bastidores, empresários mineiros ouvidos pela reportagem garantem que o lateral-direito foi crucial na captação do volante, que tem ganhado chances com Marcelo Oliveira. “Não tive nenhuma participação ativa. O Thiago falou diretamente com o Bruno (Edgar) para negociar o agenciamento e com o Cruzeiro nas questões que dizem respeito ao clube. Eles (agentes) só me perguntaram sobre as características do atleta e se valia a pena seu agenciamento”, afirmou Ceará. Antes de fechar com o escritório da família Taveira, Bruno tinha parceria com o poderoso Eduardo Uram.

foto: Reprodução

"Cearasports" é o nome da empresa criada por Ceará para investir em direitos econômicos

Procurados pela reportagem durante toda a semana, Thiago e Luiz Taveira não atenderam as ligações para explicar a relação com o lateral. No site da LTT Soccer - nome do escritório dos agentes -, a parceria com Ceará ja foi escancarada. "Visando o futuro longe dos gramados (...) Ceará fundou, em sociedade com o agente Thiago Taveira, a empresa Cearasports, com o objetivo de investir em direitos econômicos e agenciamento de carreiras de jovens atletas", informa uma página do portal.

Jean Chera

Chera ladeado de Thiago Taveira (e) e Márcio Rodrigues (d) na apresentação ao Cruzeiro
foto: Divulgação

Chera ladeado de Thiago Taveira (e) e Márcio Rodrigues (d) na apresentação ao Cruzeiro

Em Santos, pessoas próximas ao já folclórico meia Jean Chera, formado nas categorias de base do Peixe, garantem que Ceará foi peça fundamental na contratação do jovem pelo Cruzeiro, em setembro de 2013. Na época, o titular da lateral direita do time de Marcelo Oliveira teria feito uma indicação ao então diretor de futebol Alexandre Mattos.

Ceará negou essa versão e disse que apenas falou das qualidades de Chera quando foi consultado pelo clube. "Na verdade, o Thiago foi o responsável por trazê-lo ao Cruzeiro. Ele ligou para o diretor, na época o Alexandre Mattos, que passou para o Bruno Vicintin, eu acho. Me perguntaram sobre o atleta e eu simplesmente falei que era um bom jogador, mas foi a única participação. A negociação em si foi toda feita pelo Thiago. O clube pediu minha opinião, se eu conhecia, e eu disse que sim, que era um bom jogador. A questão de tempo de contrato, adaptação de jogador e todas as outras situações foram negociados diretamente entre os diretores e o Thiago", disse Ceará.

Chera chegou ao Cruzeiro com contrato de curto período. Ele seria observado nas principais competições sub-20, com a prioridade ao clube celeste de renovação do vínculo. Entretanto, a saída foi acordada meses após sua chegada, ainda no fim de 2013.
Compartilhe