2

Com Rhodolfo e Léo Santos, Cruzeiro eleva estatura do setor defensivo

Zagueiros contratados pelo clube medem mais de 1,90m

28/06/2021 19:25 / atualizado em 28/06/2021 21:09
compartilhe
Rhodolfo e Léo Santos são zagueiros de estatura elevada
foto: Divulgação/Coritiba e Ituano

Rhodolfo e Léo Santos são zagueiros de estatura elevada

As falhas recorrentes do setor defensivo na Série B motivaram a diretoria do Cruzeiro a buscar zagueiros no mercado da bola. Na última sexta-feira, a diretoria anunciou o experiente Rhodolfo, de 34 anos. Nesta segunda-feira, foi a vez de fechar com Léo Santos, de 27.

Reforços contratados pelo Cruzeiro em 2021


Conhecido pelas passagens por Athletico-PR, São Paulo, Grêmio e Flamengo, Rhodolfo entrou em campo pela última vez no Coritiba, do qual saiu em fevereiro de 2021. Já Léo Santos pertence ao Ituano, onde começou a carreira, e jogou também na Ponte Preta e no Criciúma.

Os recém-contratados pelo Cruzeiro têm em comum a estatura elevada: Rhodolfo mede 1,94m, e Léo Santos tem 1,97m. Os dois são mais altos que as demais opções do elenco: Paulo, 1,87m; Ramon, Eduardo Brock e Joseph, 1,86m; e Weverton, 1,82m.

Os reforços celestes têm bom histórico ofensivo levando em consideração a posição em que jogam. Segundo números coletados nos sites OGol, Soccerway e Futebol 80, Rhodolfo marcou 35 gols em 547 partidas. Léo Santos, por sua vez, balançou a rede 14 vezes em 140 jogos pelo Ituano. A maior parte dos ataques foram em finalizações de cabeça.

Mas a obrigação da dupla será colaborar para que a equipe se saia bem defensivamente. Os números no início da Série B são preocupantes: 13 gols sofridos nas sete primeiras rodadas, o pior índice da competição ao lado do CRB.

No domingo, o Cruzeiro foi castigado por equívocos de sua retaguarda na derrota por 2 a 1 para o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Felipe Augusto colocou a Raposa em vantagem, aos 6 minutos do primeiro tempo, mas Iury marcou dois gols e virou a partida, aos 27 e 28.

No primeiro lance, Weverton se atrapalhou ao tentar tirar de cabeça no meio-campo, e o CSA ficou com a posse até empatar. No segundo gol, Joseph perdeu a redonda para Iury, que foi à linha de fundo e surpreendeu Fábio com um imprevisível chute de pé esquerdo.

Para o jogo contra o Guarani, às 20h de quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro será obrigado a modificar o sistema defensivo, pois Ramon recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. A boa notícia é que o técnico Mozart Santos contará com Paulo, expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco e ausente no revés para o CSA.

Mozart ainda pode promover a entrada de Léo Santos, regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF e em condições físicas adequadas: participou da vitória de domingo sobre o Mirassol, por 2 a 1, pelo Grupo B da Série C do Brasileiro. Em contrapartida, Rhodolfo precisará de mais tempo até atingir a forma ideal.

Além de Rhodolfo e Léo Santos, o Cruzeiro fechou cinco contratações sob a gestão do diretor executivo Rodrigo Pastana: o lateral-direito Norberto, o lateral-esquerdo Jean Victor e os atacantes Wellington Nem, Keké e Eduardo. O clube ainda recolocou o meia Marcinho nos planos da comissão técnica e solicitou o regresso de Giovanni, que estava no Avaí.

Compartilhe