2

Jogadores comentam salários atrasados no Cruzeiro; entenda o cenário

Rômulo e Sobis disseram que diretoria está correndo atrás de recursos

21/07/2021 06:00 / atualizado em 22/07/2021 11:00
compartilhe
Rômulo afirmou que jogadores estão se dedicando ao máximo
foto: Reprodução/Cruzeiro/YouTube

Rômulo afirmou que jogadores estão se dedicando ao máximo

Os jogadores Rômulo e Rafael Sobis tomaram a iniciativa de falar em nome do grupo do Cruzeiro nesta terça-feira, depois da derrota para o Remo por 1 a 0, no estádio Baenão, em Belém-PA, pela 13ª rodada da Série B. O resultado empurrou o time para a zona de rebaixamento, em 17º, com 11 pontos.

 

Um dos temas abordados na coletiva foi se os salários atrasados influenciam na performance, já que a equipe completou sete partidas consecutivas sem triunfar na competição (quatro empates e três derrotas) e praticamente perdeu de vista o quarto colocado, Goiás, com 23 pontos.

Rômulo admitiu que problemas externos interferem no futebol e em qualquer outro trabalho. Todavia, garantiu que a diretoria tem se empenhado bastante para buscar recursos junto a patrocinadores, de modo que as folhas sejam colocadas em dia. Inclusive, o clube quitou um mês de remuneração na carteira de trabalho nessa terça-feira.

“Claro que problemas externos afetam sim o rendimento. Isso é inegável, não só no futebol, mas em qualquer área para qualquer trabalhador. Mas o clube tem dado satisfação quase todos os dias de que vai fazer o máximo para trazer parceiros, patrocinadores, levantar verba para que isso seja quitado o quanto antes, não só dos jogadores, mas principalmente dos funcionários com salários baixos. O clube está se movimentando muito para isso, até o (Rodrigo) Pastana (diretor executivo), que chegou, está mobilizando parceiros para que isso fique em dia”.

Quando assinou contrato de três temporadas com o Cruzeiro, Rômulo aceitou salário 90% inferior ao do futebol italiano, onde defendeu, durante quase uma década, clubes como Fiorentina, Verona, Juventus, Lazio, Genoa e Brescia. De acordo com o volante, outros atletas concordaram com uma remuneração abaixo do que poderiam receber em meio à crise financeira de uma instituição com dívida superior a R$900 milhões e potencial de faturamento de no máximo R$150 milhões na Série B.

“Não é desculpa esfarrapada, o Cruzeiro não pode passar por isso, mas o verdadeiro torcedor que tem nos apoiado pode ter certeza que há homens aqui dentro, que a maioria dos jogadores que vieram para cá reduziram e muito o salário. No meu caso particular, eu reduzi 90% do salário para vir para cá. Estamos no Cruzeiro de verdade para dar a vida por esse clube e fazer com que o clube volte como sempre foi”.


Rafael Sobis corroborou a versão de Rômulo sobre a busca da diretoria pelo dinheiro para regularizar o pagamento e negou a existência de corpo mole no grupo. Para o camisa 10, o time tem condições de colocar um ponto final na série de maus resultados e sair da zona de rebaixamento. O próximo compromisso é no sábado, às 16h30, contra o Vila Nova-GO, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, conhecido como OBA, em Goiânia.

“São normais esses questionamentos. Todos sabem o que está acontecendo, todos estão lutando, todos com suas dificuldades e todos pensando no Cruzeiro. Eu como atleta preciso chamar a responsabilidade, tentar melhorar, pensar em coisas para melhorar. A direção está tentando e correndo atrás de recursos para amenizar o problema que é muito grande”, disse.

“Ninguém aqui está de sacanagem, a luta segue, nossa bola bate na trave e sai, o time perde um gol e o rival vai lá e marca. Mas todos que estão aqui vivem o Cruzeiro e lutam pelo Cruzeiro. Vamos sair dessa, podem ter certeza que trabalho e caráter não vão faltar”, complementou.

A reportagem apurou quais são os débitos do Cruzeiro com os jogadores. Todo o elenco ainda precisa receber um mês na CLT e três meses de direitos de imagem. Já os remanescentes de 2020, além dos problemas citados, estão com os salários de outubro e o décimo terceiro pendentes.

Por causa da crise econômica, o Cruzeiro abriu mão de alguns atletas do grupo, casos do goleiro Vitor Eudes (transferido em definitivo para o Marítimo, de Portugal), do volante Jadson (liberado para o Juventude) e os atacantes William Pottker (emprestado ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos) e Airton (emprestado ao Ceará).

Compartilhe