2

Nova gestão frustra sonho de Fábio em alcançar 1.000 jogos pelo Cruzeiro

Goleiro diz que recebeu a oferta de um contrato de apenas três meses com o clube

06/01/2022 06:00 / atualizado em 07/01/2022 09:10
compartilhe
Presidente Sérgio Rodrigues entregou camisa comemorativa de 1.000 jogos a Fábio no dia 12 de novembro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Presidente Sérgio Rodrigues entregou camisa comemorativa de 1.000 jogos a Fábio no dia 12 de novembro


O sonho de Fábio de completar 1.000 jogos pelo Cruzeiro foi frustrado pela decisão do grupo de Ronaldo Fenômeno de não renovar o contrato até dezembro de 2022. Em comunicado nas redes sociais, o goleiro de 41 anos informou ter recebido uma proposta de apenas três meses de vínculo e encerramento de carreira depois do Campeonato Mineiro.

Fábio tentou convencer os responsáveis pela Sociedade Anônima do Futebol a fechar acordo de um ano inteiro, tal como havia sido apalavrado na gestão do presidente Sérgio Santos Rodrigues. Além de atingir 1.000 jogos, ele queria contribuir para o retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Contudo, não adiantou dar o aceite à adequação das bases salariais dentro do planejamento econômico da direção.

Momentos marcantes de Fábio no Cruzeiro



“Os 3 meses que me ofereceram de contrato só aumentaria a minha dor da despedida. Ajudar a levar o Cruzeiro de volta à Série A era meu maior sonho, queria muito tentar, muito mesmo, dói escrever isso, me perdoem de coração por não ser possível”, disse Fábio, em trecho da carta veiculada no Instagram.

“A SAF do Cruzeiro quer encerrar minha carreira imediatamente, mesmo estando em plenas condições físicas e técnicas para continuar jogando em alto nível e ajudando o Cruzeiro”, complementou o goleiro.

Assim, chegou ao fim a trajetória de Fábio no Cruzeiro após 17 anos ininterruptos, 976 jogos e 12 títulos: dois Brasileiros (2013 e 2014), três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).

No Brasil, apenas três ex-atletas jogaram mais partidas por um clube: Rogério Ceni, do São Paulo (1.238); Pelé, do Santos (1.116); e Roberto Dinamite, do Vasco (1.110). No mundo, o zagueiro Noel Bailie esteve 1.015 vezes em campo pelo Linfeld, da Irlanda do Norte.

Outros craques que ficaram marcados por defender a mesma camisa não chegaram perto de Fábio. No Barcelona, Xavi alcançou 767 jogos, e Messi 778. No Manchester United, Paul Scholes disputou 718 partidas, número superior aos 710 de Steven Gerrard no Liverpool.

Fábio é considerado por grande parte da torcida o maior jogador da história do Cruzeiro graças à identificação construída de 2005 para cá. O goleiro teve passagem anterior pelo clube no primeiro semestre de 2000, quando foi reserva de André aos 19 anos e integrou o elenco campeão da Copa do Brasil.

Ao confirmar a saída de Fábio, o Cruzeiro ignorou o desabafo do atleta, postou um vídeo de 2 minutos e prometeu muitas homenagens ao ídolo. Nenhum diretor ligado a Ronaldo se posicionou de imediato, nem tampouco o presidente Sérgio Santos Rodrigues.

Já a torcida se irritou com o tratamento dado pela equipe de Ronaldo a Fábio e ameaçou boicotar o programa de sócio. Foram compartilhadas no Instagram, no Twitter e no Facebook milhares de mensagens de apoio ao goleiro e de críticas ao executivo Paulo André, que conta com autonomia do Fenômeno para tomar decisões da SAF da Raposa.

Zagueiro do Cruzeiro em 2015, Paulo André não teria cumprimentado Fábio na reunião de terça-feira (4). Segundo o goleiro, os responsáveis por avisá-lo de que ele estava fora do projeto esportivo para 2022 foram Pedro Martins, diretor de futebol, e Gabriel Lima, responsável pela parte de negócios no outro clube de Ronaldo, o Valladolid, da Espanha.

“(...) Para minha surpresa, a atual diretoria foi clara que não desejava contar comigo desportivamente para 2022 (...). Paulo André, que estava na sala ao lado, não teve sequer a consideração de me cumprimentar, sendo ele um ex-companheiro de clube. Em nenhum momento da conversa me deram a opção de continuar”.

Sem Fábio, o Cruzeiro tem apenas Lucas França como goleiro do elenco principal. A estreia no Campeonato Mineiro é daqui 20 dias, em 26 de janeiro (quarta-feira), no Mineirão, contra a URT. Até lá, o clube espera anunciar um ou dois jogadores da posição.

Compartilhe