2

Matemáticos apontam Cruzeiro com 89,9% de chance de acesso após 10 rodadas

Raposa é líder da Série B do Campeonato Brasileiro com 25 pontos - seis a mais que o vice-líder Bahia e 11 a mais que o Grêmio, primeiro fora do G4

05/06/2022 14:20 / atualizado em 05/06/2022 15:16
compartilhe
Matemáticos apontam que Cruzeiro tem quase 90% de chance de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro
foto: Staff Images/Cruzeiro

Matemáticos apontam que Cruzeiro tem quase 90% de chance de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro

Após 10 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, matemáticos apontam que o Cruzeiro, líder da competição, já reúne 89,9% de chance de retornar à elite do futebol nacional. Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao vencer o Operário por 2 a 1, na última sexta-feira (3), a Raposa alcançou 25 pontos de 30 possíveis neste início de Série B. O time comandado por Paulo Pezzolano tem seis pontos de vantagem para o Bahia, segundo colocado, e nada menos do que 11 de diferença para o Grêmio, primeiro clube fora do G4.

De acordo com os matemáticos da UFMG, o Bahia tem 52% de chance de acesso, seguido por Sport (44,4%), Vasco (39,6%) e Grêmio (23,4%). Todos os clubes que disputam a Série B, evidentemente, ainda podem conquistar vaga na próxima edição da Série A. Veja a lista completa de probabilidades ao fim da reportagem.

A probabilidade de título da Série B para o Cruzeiro também é alta. Segundo os matemáticos, a 28 rodadas do fim da competição, os mineiros têm 56,8% de chance de levantar o troféu do Campeonato Brasileiro.

O Departamento de Matemática da UFMG aponta que 68 pontos conquistados garantirão acesso à Série A em 2022. O Cruzeiro, portanto, precisaria somar mais 43 dos 84 possíveis - cerca de 50% de aproveitamento. Para conquistar o título, o 'número mágico' é 85 pontos ao fim das 38 rodadas.  

Pés no chão


Apesar do ótimo início de competição, o Cruzeiro tem feito discurso de pés no chão. Após a vitória sobre o Operário, Pezzolano destacou que ainda não há nada conquistado e ressaltou a necessidade de melhorar o desempenho dentro de campo.

"Temos que saber que ainda não conseguimos nada. Temos que saber que temos muitas coisas para melhorar. Hoje fizemos coisas boas, mas fizemos muitas coisas que não podemos fazer. Agora é seguir trabalhando e melhorar muito para frente", disse o treinador.

Dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo seguiu discurso parecido. "Mais três pontos fora em um jogo difícil! Parabéns, Cruzeiro. Vamos manter o foco, é só o começo!", escreveu o Fenômeno nas redes sociais.

Chances de acesso


Tabela com probabilidades de acesso dos clubes da Série B
foto: Departamento de Matemática da UFMG

Tabela com probabilidades de acesso dos clubes da Série B


Compartilhe