2

Especialista avalia SAF do Cruzeiro, elogia ambiente, mas prega cautela

Economista da consultoria Convocados, Cesar Grafietti, disse que ainda é cedo do ponto de vista financeiro para fazer uma avaliação das SAFs

15/06/2022 14:20 / atualizado em 15/06/2022 14:33
compartilhe
Cruzeiro vive dias de tranquilidade com a SAF
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Cruzeiro vive dias de tranquilidade com a SAF

Durante encontro com a imprensa, nessa terça-feira (14), o economista da consultoria Convocados, Cesar Grafietti, disse que ainda é cedo do ponto de vista financeiro para fazer uma avaliação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). Apesar disso, ele elogiou o ambiente de futebol do Cruzeiro, que passou a pagar os salários em dia e hoje lidera a Série B do Campeonato Brasileiro.

"Essas empresas (SAFs) começaram do zero, a gente vai precisar de tempo, pelo menos até o fim do ano, para entender o balanço dessas empresas e como a gente vai analisar, a gente vai analisar a SAF sozinha? A gente vai analisar a SAF e a associação? Qual o relacionamento delas? A SAF é responsável por todas as dívidas que estão na associação?", questionou. 

"Acho que a gente vai levar algum tempo para conseguir entender qual o resultado final disso e como a gente vai fazer para entender a SAF. Acho que no final do ano, a gente vai ter um pouco mais de clareza, com a divulgação de resultados parciais", acrescentou Grafietti.

A avaliação ocorreu em uma conferência com a imprensa patrocinada pela XP, empresa que intermediou o negócio entre Cruzeiro e Ronaldo.

Em entrevista coletiva em abril, o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, disse que o grupo montado por Ronaldo ainda estava em busca de reorganizar a situação financeira do clube. "A gente busca reequilíbrio e reorganização financeira do clube. Um clube saudável em âmbito financeiro não é vulnerável. Isso leva um tempo, mas o clube está se organizando para acelerar esse processo de uma maneira muito rápida e competente para reorganizar as dívidas do clube e o fluxo de caixa".

Até agora, o dinheiro colocado por Ronaldo na SAF foi direcionado ao pagamento de dívidas na Fifa, primeiro passo para poder voltar a contratar, além do débito com outros clubes do Brasil. No mercado, o Cruzeiro gastou pouco, contratando jogadores emprestados ou em fim de vínculo com outras equipes.

Cruzeiro: Ronaldo acompanha treino e fala com jogadores na Toca



Ambiente melhor  


Grafietti elogiou o ambiente no futebol do Cruzeiro. "A gente consegue enxergar de fato uma mudança de ambiente, até o Cruzeiro à frente do Botafogo porque tem uma estrutura montada de pessoas e de processo que está sendo desenvolvida lá dentro. Claramente, o desempenho do Cruzeiro na Série B mostra isso".

Hoje, o Cruzeiro lidera a Série B, com 28 pontos, dez a mais que o Grêmio, quinto colocado, com 18. Os quatro primeiros colocados garantem vaga na elite do futebol brasileiro.

A situação no Botafogo também parecia tranquila até os últimos dias, quando o clube voltou a apresentar oscilação no futebol. Nesta quarta-feira (15), um grupo de torcedores invadiu o treinamento do clube, no Rio de Janeiro.

Compartilhe