2

Cruzeiro recebe Ponte pela Série B com Mineirão lotado e Ronaldo na torcida

Cruzeiro e Ponte Preta se enfrenta nesta quinta-feira (16), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série B

16/06/2022 06:00 / atualizado em 15/06/2022 19:23
compartilhe
Cruzeiro fechou preparação na Toca da Raposa II com Ronaldo como espectador
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro fechou preparação na Toca da Raposa II com Ronaldo como espectador


Após oito triunfos consecutivos na Série B, o Cruzeiro foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0, no último domingo (12), no Maracanã. A oportunidade de voltar ao caminho das vitórias será nesta quinta-feira (16), quando o time celeste receberá a Ponte Preta, às 16h, no Mineirão.
 
 
O duelo pela 13ª rodada da Segunda Divisão está repleto de ingredientes especiais. A começar pela festa prometida pelos torcedores do Cruzeiro, que praticamente esgotaram a carga de 60 mil bilhetes. A tendência é que o público seja o maior da Raposa nesta Série B.

Entre os torcedores, estará Ronaldo, dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Fenômeno está em Belo Horizonte desde a manhã dessa quarta-feira (15), quando acompanhou o último treino do Cruzeiro para a partida contra a Ponte.

Em campo, o técnico Paulo Pezzolano precisará mexer em todos os setores da equipe. No setor defensivo, a notícia é positiva: o capitão Eduardo Brock retorna ao time após cumprir suspensão automática contra o Vasco. Ele formará o trio de zaga com Zé Ivaldo e Oliveira.

Cruzeiro: Ronaldo acompanha treino e fala com jogadores na Toca

 
 
"Para o nosso objetivo, é sempre importante fazer o 100% em casa. O principal que a gente tem que se preocupar é a forma como a gente vai entrar em campo. A postura. Sabendo que temos pela frente um adversário de tradição", avaliou Brock. 

Para o meio-campo e ataque, o treinador uruguaio não terá Léo Pais e Jajá. O primeiro foi diagnosticado com edema muscular na coxa direita, enquanto o segundo sofreu lesão parcial no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo.

Versátil, Léo Pais vinha realizando uma função de ala pela direita no esquema de Pezzolano. São possíveis substitutos o jovem Geovane, de 20 anos, e o experiente Rômulo, 35, que não atua desde o jogo contra o Náutico, em 15 de maio, pela 7ª rodada da Série B. Outra opção é deslocar Fernando Canesin para o setor. 

Para a vaga de Jajá, o jogador que reúne características mais parecidas - especialmente o um contra um - é Daniel Jr. Embora seja meio-campista de origem, ele tem sido utilizado como ponta e pode oferecer mais criatividade ao time. 

Outras opções são os atacantes de origem do elenco: Waguininho, Rodolfo e Rafa Silva. Só o primeiro, no entanto, atua como extremo. Os jovens Vitor Leque, de 21 anos, e Breno, de 20, também integram o grupo celeste e podem ser escolhidos para o jogo de quinta-feira.

E a tabela?


A vitória surpreendente da Chapecoense sobre o Bahia por 1 a 0, nessa terça-feira (14), garantiu ao Cruzeiro pelo menos mais uma rodada na liderança da classificação da Série B. Ou seja, a Raposa pode até perder para a Ponte que seguirá na ponta. 

Ranking de públicos do Cruzeiro em casa na Série B


 
Hoje, o time celeste soma 28 pontos - três a mais que o vice-líder Bahia, que tem um jogo a mais, e quatro a mais que o Vasco, que pode alcançar 27 se vencer o Londrina no sábado, na Arena do Café, no Paraná.

Ponte Preta


A Ponte Preta também acumula problemas para o duelo contra o clube mineiro. O atacante Lucca, artilheiro do time na Série B, com seis gols, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, o lateral-direito Bernardo e o zagueiro Thiago Oliveira foram expulsos na derrota para o Londrina, por 2 a 1, na última rodada, e cumprirão suspensão. 

Outra baixa na equipe paulista será o atacante Danilo Gomes. Ele deixou o campo contra o Tubarão ainda no primeiro tempo com dores musculares e está em tratamento no departamento médico. O lateral-direito Norberto, que passou pelo Cruzeiro em 2021, é deve ser vetado por um incômodo muscular na coxa. 

Quem também está fora contra o Cruzeiro é o técnico Hélio dos Anjos. O treinador foi expulso por reclamação na partida contra o Londrina. Sem ele, o auxiliar Guilherme dos Anjos ficará à beira do gramado no Gigante da Pampulha. 

A Ponte Preta vive situação delicada no campeonato nacional. Com a vitória sobre o Bahia, a Chapecoense deixou a zona de rebaixamento e empurrou a Macaca para o Z4. O clube paulista é o 17º colocado, com 12 pontos. 

CRUZEIRO X PONTE PRETA


Cruzeiro

 
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Fernando Canesin, Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu; Daniel Jr (Waguininho), Rafa Silva e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

Ponte Preta

 
Caíque França, Igor Formiga, Fábio Sanches, Douglas Mendes e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi e Ramon; Fessin, Echaporã e Luiz Fernando (Ramires ou Fraga). Técnico: Guilherme dos Anjos (auxiliar).

Motivo: 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 16 de junho de 2022 (quinta-feira), às 16h
 
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
 
Transmissão: Premiere

Compartilhe