2

Ituano x Cruzeiro: CBF afasta árbitros e divulga áudio de erro do VAR

Comissão de arbitragem anuncia que árbitros assistentes de vídeo e o gerente de qualidade passarão por processo de reciclagem

08/07/2022 17:35 / atualizado em 08/07/2022 19:16
compartilhe
VAR traçou linhas erradas no gol anulado do Cruzeiro contra Ituano
foto: Divulgação

VAR traçou linhas erradas no gol anulado do Cruzeiro contra Ituano

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (8), o áudio do VAR no gol anulado do Cruzeiro no empate por 1 a 1 contra o Ituano, na última terça-feira (5), em duelo adiado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A entidade também anunciou que os profissionais assistentes do árbitro de vídeo foram afastados para passar por um processo de reciclagem.
 
 
Na nota oficial, a CBF informou que "os árbitros assistentes de vídeo e o gerente de qualidade envolvidos na partida entre Ituano e Cruzeiro serão encaminhados ao Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA)." A iniciativa tem como propósito melhorar a arbitragem brasileira. 
 
Pathrice Wallace Corrêa (RJ) estava como árbitro de vídeo na partida. Ele era auxiliado por Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Gilberto Corrale na cabine do VAR. No entanto, só os dois últimos passarão pelo processo de reciclagem. 
 

Gol anulado

 
 
Aos 44 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Matheus Bidu cruzou a bola para dentro da área e o atacante Edu apareceu para desviar para o gol. No entanto, o assistente Michael Correa já havia invalidado o lance em campo.

No áudio, a conclusão do impedimento é extremamente rápida. Ela dura três segundos, a partir do momento em que as linhas da defesa e do ataque são traçadas.  
 
Porém, a imagem disponibilizada pelo VAR mostrou as linhas traçadas de forma equivocada. A linha vermelha, que indica o ponto mais avançado do jogador do Cruzeiro, foi colocada em Edu, enquanto a azul - que seria o ponto mais extremo do último defensor do Ituano - não está posta no jogador correto. 
 

Ituano 1 x 1 Cruzeiro: fotos do jogo em Itu pela Série B

 
Na linha traçada pelo VAR, a referência do Ituano seria o lateral-esquerdo Roberto, que estava à esquerda da área defensiva do time paulista, na marcação do volante Adriano. Porém, aparentemente, o zagueiro Lucas Dias (camisa 3), é quem era o último homem e onde a referência deveria ser traçada. 
 

Áudio do VAR

 
O áudio do VAR mostra que o árbitro Bruno Arleu aponta que haveria impedimento de Edu no lance. A análise, a partir da constatação do momento exato do passe de Bidu até a conclusão, dura 40 segundos.
 

Confira o diálogo entre o árbitro e os assistentes do VAR:  

 
"Confirmada a decisão de campo. Prossiga", disse a cabine do VAR.
 
"Impedimento, né?", questionou Bruno Arleu.
 
"Perfeito, impedimento", concluiu o VAR.

Compartilhe