2

Rival do Cruzeiro, Novorizontino é treinado por ex-auxiliar de Pezzolano

Time celeste enfrentará os paulistas neste domingo (17), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão

15/07/2022 06:00 / atualizado em 15/07/2022 03:17
compartilhe

Rafael Guanaes trabalhou como auxiliar técnico permanente do Cruzeiro de março a junho deste ano
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Rafael Guanaes trabalhou como auxiliar técnico permanente do Cruzeiro de março a junho deste ano

Próximo adversário do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio Novorizontino é treinado por Rafael Guanaes, ex-auxiliar técnico permanente do clube celeste. Ele trabalhou com Paulo Pezzolano, atual comandante da Raposa, por quatro meses no primeiro semestre do ano. 

 

 

 

Contratado pelos paulistas em junho, o profissional ficou pouco tempo em Belo Horizonte. Guanaes chegou à Toca da Raposa em março deste ano, após deixar o Tombense. Em 2021, ele comandou a equipe da Zona da Mata Mineira na campanha do acesso à Segunda Divisão.  

 

Cruzeiro e Novorizontino se enfrentarão neste domingo (17), às 16h, no Mineirão. A promessa é de estádio cheio na partida, válida pela 18ª rodada do Brasileirão.

“Fico satisfeito com esse início de trabalho. Sinto que já há uma sinergia e coesão entre comissão e jogadores muito interessante, que permitiu essa rápida adaptação e a conquista de resultados. As perspectivas são positivas", avaliou Guanaes sobre o início de trabalho no clube paulista.

"Todo jogo é especial, não só este. É claro que tem um fator a mais porque vamos enfrentar o líder, o estádio vai estar cheio, isso gera uma expectativa maior e o peso de um resultado positivo para a gente é maior", completou.
 

Elogios de Pezzolano

 

Em entrevista após a derrota por 1 a 0 para o Guarani, no último sábado, Paulo Pezzolano elogiou o trabalho de Rafael Guanaes no Novorizontino e destacou o seu conhecimento sobre o time estrelado. 

 

"Ele está indo muito bem, mas sabe tudo que tentamos fazer e sabe o nosso pensamento. Temos que saber jogar esse jogo", ressaltou o técnico uruguaio, que mostrou serenidade em relação ao futuro do Cruzeiro no Brasileirão.  

 

Passagens de Guanaes por outros clubes

 

Graduado em Educação Física pela Campbell University, dos Estados Unidos, Rafael Guanaes possui as licenças A e B do curso de treinadores da CBF e atualmente se encontra em fase de obtenção da PRO. Também se credenciou pela ATFA (Associação de Treinadores Argentinos).

 

Além de levar o Tombense à Segunda Divisão do Brasileirão, Guanaes foi campeão maranhense pelo Sampaio Corrêa, da Copa Paulista pelo Votuporanguense, e do Paulista Série B (equivalente à quarta divisão) pelo São Carlos. O comandante ainda subiu o Joseense, de São José dos Campos-SP, à Série A3 do estadual.

 

O Novorizontino

 

Criado em 2010 após a venda do antigo Grêmio Novorizontino (fundado em 1973) para um grupo de investidores, o atual Novorizontino, clube-empresa, tenta desenvolver a gestão como sua principal marca. 

 

O clube soma, desde seu ressurgimento, sequência de seis acessos em pouco mais de uma década. No ano em que disputa a Série B pela primeira vez em sua história, no entanto, a equipe acabou sendo rebaixada no Estadual. 

 

“A queda no Paulistão foi algo bem fora da curva, porque o Novorizontino é um clube muito organizado (...) Para a Série B, a ideia era ter perspectiva nova, cheguei com essa missão”, explicou o executivo de futebol Thiago Gasparino.

 

“Reformulamos profundamente o elenco, com 14 dispensas e 17 contratações e projetamos chegar ao final do 1º turno em uma posição confortável, longe do rebaixamento. Hoje estamos em 8º na tabela, bem próximos de cumprir essa meta”, complementou o dirigente.


Compartilhe